ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Feira Literária tem Paulo Betti, Tico Santa Cruz e homenagem a corumbaense

Naiane Mesquita | 05/07/2016 06:25
Paulo Betti apresenta espetáculo no dia 8 de julho em Bonito
Paulo Betti apresenta espetáculo no dia 8 de julho em Bonito

De todas as artes, a literatura é uma das mais queridas, capaz de transformar e criar mundos diferentes e abrir caminhos tão encantadores. É para reviver esse charme das páginas dos livros que a Flib (Feira Literária de Bonito) ocorre de 6 a 9 de julho, com o tema “Palavra Aberta. Palavra Liberta!” retomando a proposta de formar novos leitores e aproximar o público das manifestações artísticas.

“A feira tem um conceito que é homenagear sempre um escritor. Ano passado foi Manoel de Barros e esse ano é Lobivar Matos, um corumbaense, modernista, nascido mato-grossense que tem nos seus poemas o drama da população, da época que ele vivia”, afirma o organizador da festa, Carlos Porto.

Lobivar faleceu em 1947, sendo até hoje um dos autores de Mato Grosso do Sul mais estudados, junto com Manoel de Barros. Infelizmente, ainda é pouco conhecido do grande público, mas sua obra tem uma grande importância por ser um marco da poesia modernista na região.

Um dos propósitos da feira é justamente mostrar a história do poeta com a palestra “Lobivar Matos: O Poeta de Todos os Povos”, ministrada pela professora Susylene Dias da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pela neta do escritor, Fernanda Matos. A palestra acontecerá no sábado (09) às 18:30, no Espaço Sarobá.

Tico Santa Cruz abre com palestra show a programação
Tico Santa Cruz abre com palestra show a programação

A abertura oficial acontece no dia 6 de julho, às 19 horas, na Praça da Liberdade, na região central de Bonito. Em seguida, há uma palestra show com o músico Tico Santa Cruz, do Rio de Janeiro, mais conhecido como vocalista da banda Detonautas Roque Clube. Para finalizar, o espetáculo “Romance do Vaqueiro Benedito”, do grupo Teatral Mamulengo Presepada, de Brasília é encenado às 21 horas.

“O nosso diferencial é esse ano é o colorido da festa, a alegria das crianças. As apresentações de teatro estão ótimas, as contações de história muito ilustrativas, tudo acontecerá na praça da Liberdade, os estudantes irão participar. A ideia é que a leitura seja algo atrativo”, ressalta.

A programação continua na quinta com o espetáculo teatral “A Princesa Engasgada”, do Teatro A programação continua na quinta com o espetáculo teatral “A Princesa Engasgada”, do Teatro Grupo de Risco às 8h30, com a oficina de criação “A Força do Poema”, às 9 horas. “O tempo todo acontece um circuito de atividades na Praça da Liberdade, destinadas a crianças, jovens e adultos”, explica.

Ainda estão confirmados uma palestra com o publicitário e escritor Pedro Gabriel, responsável pelo projeto Eu Me Chamo Antônio, entre outros. A feira contará com show musical de Tetê Espíndola, espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada” com o ator Paulo Betti, no dia 8 de julho, às 21 horas, que também se apresentará no Espaço Sarobá, em um bate papo com os presentes.

Autores de renome nacional estarão por lá, como Julio Maria, um dos críticos musicais mais importantes do país e autor da biografia de Elis Regina – Nada Será Como Antes. "Nós esperamos um público superior ao do ano passado, que reuniu 15 mil pessoas. Estamos contando com o fato de que muitos estados brasileiros estão de férias e isso deve movimentar a cidade", acredita.

Nos siga no Google Notícias