ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artes

“Gratidão”, diz família que agora tem seu Thomaz para sempre em livro

Livro foi lançado ontem (16) e conta em detalhes toda trajetória da família libanesa em Campo Grande

Bárbara Cavalcanti | 17/09/2021 07:45
Maira discursa com o microfone, com Ricardo, José Thomaz Filho e Marina ao fundo. (Foto: Bruno Sartori)
Maira discursa com o microfone, com Ricardo, José Thomaz Filho e Marina ao fundo. (Foto: Bruno Sartori)

Na noite de lançamento do livro “José Thomaz - um Libanês Visionário em Campo Grande”, não teve quem da família que não estivesse emocionado. As próprias autoras também mal continham as lágrimas na hora de falar sobre todo o processo de pesquisa que resultou no registro da trajetória do imigrante dono da esfirra popular do Centro da cidade. “Gratidão” era a palavra mais utilizada para descrever tudo que envolveu a construção do livro.

O lançamento aconteceu no Espaço Joseph, no Centro, que também pertence à família. A decoração era composta de várias fotos de arquivo, incluídas também no livro. Os salgados todos eram próprios da Thomaz Lanches em miniatura, como a própria famosa esfirra fechada de carne.

Livros do Thomaz à venda no evento. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Livros do Thomaz à venda no evento. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

Uma das autoras, a pesquisadora Elaine Cristina Paanotti Rezende, relembrou que, inicialmente, a intenção era apenas escrever um artigo. “Era um trabalho da disciplina ministrada pela professora Maria Augusta de Castilho, na área de cultura e patrimônio. Mas foi no encontro com a família, nas conversas, no ambiente, que a Maira então teve a ideia de transformarmos em livro. A história da família se entrelaça com a história da cidade, então, é algo muito importante para todos”, comenta.

Outra co-autora, a pesquisadora Maira Nunes Farias Portugal até cai na risada quando questionada quantas vezes chorou de emoção durante todo o processo. “Hoje mesmo, eu já chorei quando eu acordei”, ri. “É lindo ver a proposta de vida deles se realizar de geração em geração. E essa emoção, quem ler, vai sentir, porque é algo muito verdadeiro deles, essa humildade e cuidado com as pessoas”, detalha.

As autoras, Maira e Elaine com o livro em mãos. (Foto: Bruno Sartori)
As autoras, Maira e Elaine com o livro em mãos. (Foto: Bruno Sartori)

Acamado e com uma saúde frágil, o próprio patriarca estava presente apenas em fotos. A gratidão foi expressa pelos filhos e pela esposa. “É muito gratificante. Estar recebendo o carinho de todas essas pessoas, é simplesmente gratidão que define, por tudo. Na hora de ler, relembro de todas as histórias”, expressa, entre lágrimas, a esposa do Thomaz, Marina Mazini Thomaz.

José Thomaz profere palavras abraçado à mãe. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
José Thomaz profere palavras abraçado à mãe. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

“Somos muito gratos. Por toda atenção e carinho com a nossa família”, disse José Thomaz Filho, durante discurso de abertura do evento. Sorridente, agradecia com carinho cada pessoa que depois lhe pedia um autógrafo. “É uma responsabilidade muito grande, uma amizade com todos. Muita felicidade e gratidão por tudo isso, por tudo que ele passou também para estamos hoje aqui”, ainda acrescenta Ricardo Thomaz.

O livro foi feito durante nove meses e além de Elaine e Maira, a própria professora Maria Augusta de Castilho também assina a obra. O título foi lançado pela Editora Life.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias