ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Histórias de famílias japonesas inspiram coleção de kimonos

Peças têm estampas idealizadas com ajuda de arquitetas descendentes de japoneses

Bárbara Cavalcanti | 29/05/2021 08:00
Bia Fujinaka veste o kimono Nanten, que é uma árvore que simboliza alegria e sorte. (Foto: Divulgação)
Bia Fujinaka veste o kimono Nanten, que é uma árvore que simboliza alegria e sorte. (Foto: Divulgação)

As quatro estampas de kimono da coleção Nandina, criada pelo Polca Design em colaboração com as arquitetas Bia Fujinaka e Thiemy Shinzato, contam histórias de ancestralidade japonesa e ressaltam elementos da vida diária. “Tem um universo muito grande por trás disso, dos kimonos e de onde eles vêm, mas a gente não tem como falar, não é nosso lugar de fala. Por isso, convidamos a Bia e a Thiemy”, explica Paula Bueno, uma das responsáveis pelo projeto.

São quatro estampas ao todo, cada uma com elementos que as arquitetas trouxeram de suas famílias e vivências. “A Thiemy fez essa junção entre Japão e Mato Grosso do Sul, ela trouxe elementos da cultura japonesa, mas também os daqui. Já a Bia, quis trabalhar mais elementos cotidianos e singelos, em contraste à nobreza que é bem presente nos elementos japoneses, quis dar um olhar mais poético a elementos mais comuns”, detalha Paula.

Thiemy veste o kimono Mizu, que significa água em japonês. (Foto: Divulgação)
Thiemy veste o kimono Mizu, que significa água em japonês. (Foto: Divulgação)

Ouvir a história das duas foi um processo que aconteceu sem pressa, ao longo de nove meses. “Tudo começou mesmo no ano passado, quando nós fizemos robes. Com a pandemia, todo mundo ficou mais recluso, então a gente trabalhou isso de ter uma peça para usar em casa. Mas então, virou uma moda, e as pessoas começaram a usar com tudo, usar para sair. Então a ideia passou para uma peça que possa ser utilizada mais de uma vez. E assim a gente chegou no kimono”, detalha.

Bia e Thiemy já eram clientes da Polca, então por isso já existia o contato. “A gente não estava com pressa, a gente queria que elas pensassem bem a respeito dos elementos e das histórias que elas queriam contar, sobre a cultura japonesa, esse olhar do que ficou dessa cultura, o que é essa ascendência, todo esse diferencial.”, ainda explica Paula. Com as ideias das arquitetas então, começou o processo de criação dos kimonos. A aplicação da estampa é toda feita artesanalmente.

Bia veste o kimono Onigiri, inspirado nos tradicionais bolinhos de arroz em formato triangular. (Foto: Divulgação)
Bia veste o kimono Onigiri, inspirado nos tradicionais bolinhos de arroz em formato triangular. (Foto: Divulgação)

Para a arquiteta Thiemy, esse projeto foi um desafio muito interessante, que fez com que ela passasse por um processo de redescoberta. “Eu já estou acostumada a pintar planos e não saberia como ficariam as ilustrações em uma superfície fluída ou como seria a aceitação no guarda-roupa das pessoas. Depois que vi as peças prontas, me surpreendi positivamente com o resultado e só tenho a agradecer pela oportunidade que a Polca deu para homenagear a colônia japonesa do estado através das memórias resgatadas de meus ancestrais”, expressa.

Todas explicações sobre os significados de cada estampa, estão disponíveis em uma série de vídeos no Instagram da Polca Design. Pelas redes sociais, também é possível realizar pedidos das peças.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias