ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Livraria itinerante nasceu para que obras ocupem todos os lugares

Projeto começou neste ano com o objetivo de facilitar acesso do público a editoras independentes

Jéssica Fernandes | 27/05/2022 06:51
Felipe e Bianca criaram o projeto em fevereiro deste ano. (Foto: Arquivo pessoal)
Felipe e Bianca criaram o projeto em fevereiro deste ano. (Foto: Arquivo pessoal)

Com a finalidade de trazer livros de editoras independentes para Campo Grande e contribuir para o acesso literário, Bianca Resende, de 28 anos, e Felipe Mafra, de 27 anos, criaram o projeto  “Hámor". A vontade de engatar a iniciativa era antiga, mas somente em fevereiro deste ano, eles iniciaram as atividades e vendas das obras.

O nome, segundo Bianca, surgiu nos primeiros trabalhos elaborados por ela e Felipe. “Nossa história começa em 2014, mas em 2015, surge em escritos nossos o nome ‘Hámor’ que seria uma abreviatura da expressão ‘Há amor”, conta. Em 2020, os dois começaram a se questionar sobre os sonhos que não tinham colocado em prática e após uma viagem para São Paulo, tudo mudou.

Em 2021, a viagem em questão permitiu que os idealizadores conhecessem livrarias, como Gato Sem Rabo, a Megafauna e a Simples, que os deixaram inspirados. “Voltamos determinados a trazer os livros das editoras independentes para Campo Grande o quanto antes. Até a estreia em fevereiro deste ano, foram muitos contatos”, fala.

Nas feiras, público tem contato de perto com os livros. (Foto: Arquivo pessoal)
Nas feiras, público tem contato de perto com os livros. (Foto: Arquivo pessoal)

Com 600 livros no acervo, a livraria itinerante costuma estar presente em feiras, praças públicas e participar de atividades culturais. Por estarem rodando a cidade, Bianca conta que muitas pessoas têm descoberto a Hámor. “Estamos conquistando um público muito importante e trocando diálogos essenciais para a construção desse sonho, que só cresce”, afirma.

No catálogo da livraria, o público encontra obras escritas por autores nacionais e internacionais. Entre as editoras estão: Vozes; Veneta; Ubu; Tabla; Relicário, Sobinfluência; Nós; N-1; Marisco; Jandaíra; Incompleta; Elefanta; Fósforo e várias outras. Em relação aos livros, os estilos são diversos, desde poesias a contos.

Alguns dos títulos disponíveis são: A sociedade desigual; A invenção das mulheres; Em má companhia; Sobre o vegetarianismo; Dez dias num hospício; Pássaros na boca e sete casas vazias; Terra fresca da sua tumba; Meninas incríveis; O que aconteceu com você; O livro dos abraços; A matéria mais suja do dia; A unicornia preta; e Meu país é um corpo que dói.

Obras foram publicadas por diferentes editoras do País. (Foto: Arquivo pessoal)
Obras foram publicadas por diferentes editoras do País. (Foto: Arquivo pessoal)

 A idealizadora explica que o público da livraria é dividido em dois grupos, sendo o primeiro aquele que tem contato com as obras e conhece as editoras. “Temos dois tipos de recepções: aquela que a pessoa já conhece as editoras, alguns dos seus títulos e fica extremamente feliz de ver que agora tem acesso a elas em Campo Grande. E tem a recepção de quem ainda não conhece essas editoras e se surpreende com a curadoria”, esclarece.

Além das feiras, as pessoas interessadas podem encomendar os livros pela internet e receber no local combinado. A livraria itinerante tem uma parceria com a Catita Bike Entregas, que já foi matéria no Lado B em setembro do ano passado.

Animados com o projeto, a meta dos dois é que a livraria tenha um espaço físico que funcione também como um café. No final da entrevista, Bianca fala sobre a importância de facilitar o acesso às obras. "Quanto mais contato se tem com os livros mais incentivo à literatura se tem. Recebemos mensagens de pessoas dizendo que estavam com o hábito de leitura em pausa, mas que após o contato com a Hámor, voltaram a ler e criar o hábito de adquirir livros”, conclui.

Nesta semana, nos dias 27 e 28, a Hámor participa do (Fasp) Festival América do Sul Pantanal. Quem quiser conhecer o catálogo e o projeto, o perfil é @hamorlivraria.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias