ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 16º

Artes

MASP expõe Conceição dos Bugres em biênio das ‘Histórias brasileiras’

Exposição das esculturas "Tudo é da natureza do mundo" segue até janeiro de 2022

Por Lucas Mamédio | 09/05/2021 10:40
Duas esculturas, circa 1970 (Foto: acervo MASP, doação Edmar Pinto Costa, 2021)
Duas esculturas, circa 1970 (Foto: acervo MASP, doação Edmar Pinto Costa, 2021)

A escultora sul-mato-grossense  Conceição dos Bugres  foi a escolhida para dar início ao biênio das ‘Histórias brasileiras’ no MASP (Museu de Arte de São Paulo). A exposição ‘Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo’, que reúne 109 obras da artista, tem início na sexta (14), e se encaixa no movimento que o MASP vem fazendo desde 2016 ao apresentar obras de artistas que ficaram fora das histórias oficiais da arte com o objetivo de os reposicionar, como no caso das exposições ‘Agostinho Batista de Freitas’ (2016) e ‘Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência’ (2018).

Conceição Freitas da Silva, mais conhecida como Conceição dos Bugres (1914-1984), foi uma artista ímpar para a história da escultura no Brasil, reconhecida pela produção dos chamados ‘bugres’—trabalhos em geral esculpidos em madeira e cobertos por cera de abelha ou parafina e tinta, mas que também podem ser feitos em pedra sabão e arenito.

Catálogo ‘Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo’ (Foto: Acervo MASP)
Catálogo ‘Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo’ (Foto: Acervo MASP)

Em sua obra figuram personagens de tipo característico fundamentados na repetição do uso dos materiais e formas e na especificidade de seus traços. Apesar de apresentarem um padrão que as define, suas esculturas têm subconjuntos variados e são dotadas de fortes e singulares personalidades, distinguíveis em relação tanto à expressão como a sutis e apuradas modificações na forma, o que revela a excelência da artista.

Exposição das esculturas "Tudo é da natureza do mundo" segue até janeiro de 2022.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário