ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artes

MASP expõe Conceição dos Bugres em biênio das ‘Histórias brasileiras’

Exposição das esculturas "Tudo é da natureza do mundo" segue até janeiro de 2022

Lucas Mamédio | 09/05/2021 10:40
Duas esculturas, circa 1970 (Foto: acervo MASP, doação Edmar Pinto Costa, 2021)
Duas esculturas, circa 1970 (Foto: acervo MASP, doação Edmar Pinto Costa, 2021)

A escultora sul-mato-grossense  Conceição dos Bugres  foi a escolhida para dar início ao biênio das ‘Histórias brasileiras’ no MASP (Museu de Arte de São Paulo). A exposição ‘Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo’, que reúne 109 obras da artista, tem início na sexta (14), e se encaixa no movimento que o MASP vem fazendo desde 2016 ao apresentar obras de artistas que ficaram fora das histórias oficiais da arte com o objetivo de os reposicionar, como no caso das exposições ‘Agostinho Batista de Freitas’ (2016) e ‘Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência’ (2018).

Conceição Freitas da Silva, mais conhecida como Conceição dos Bugres (1914-1984), foi uma artista ímpar para a história da escultura no Brasil, reconhecida pela produção dos chamados ‘bugres’—trabalhos em geral esculpidos em madeira e cobertos por cera de abelha ou parafina e tinta, mas que também podem ser feitos em pedra sabão e arenito.

Catálogo ‘Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo’ (Foto: Acervo MASP)
Catálogo ‘Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo’ (Foto: Acervo MASP)

Em sua obra figuram personagens de tipo característico fundamentados na repetição do uso dos materiais e formas e na especificidade de seus traços. Apesar de apresentarem um padrão que as define, suas esculturas têm subconjuntos variados e são dotadas de fortes e singulares personalidades, distinguíveis em relação tanto à expressão como a sutis e apuradas modificações na forma, o que revela a excelência da artista.

Exposição das esculturas "Tudo é da natureza do mundo" segue até janeiro de 2022.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias