ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Na onda das mudanças, FM 104 anuncia programa de rock e busca novas bandas

Elverson Cardozo | 20/02/2015 06:45
Tiago vai comandar um programa de rádio pela primeira vez. (Foto: Marcos Ermínio)
Tiago vai comandar um programa de rádio pela primeira vez. (Foto: Marcos Ermínio)

A nova programação da 104 FM, que sofreu mudanças drásticas abrindo espaço para o sertanejo e funk, por exemplo, gerou, este ano, certa “chiadeira” por parte dos ouvintes. Agora, depois da polêmica, a Rádio Educativa, bancada pelo Governo como projeto cultural, anuncia outra novidade: um programa dedicado exclusivamente ao rock.

É o “Grito do Rock”, que será comandado pelo músico Tiago Além, de 35 anos. A estreia será hoje (20), às 22h. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, das 22h à 00h e, aos sábados, das 20h às 22h.

Ao Lado B, Tiago adiantou detalhes da programação. Nessa primeira edição, ele vai fazer um apanhado sobre o rock'n'roll. “A gente vai fazer um caminho para mostrar como nasceu o estilo, falar das dificuldades e e tocar clássicos. Vou contar a história desde o princípio, mostrando o caminho que foi feito até agora. Geralmente as sextas serão assim”, revela.

A ideia é apresentar – às sextas - um repertório variado para abranger todos os estilos dentro do rock, tanto os de produção nacional e internacional, como os regionais.

Aos sábados, Tiago pretende discutir temas. Neste, o bate-papo será com os músicos da “Lynks”, de Campo Grande, para falar sobre a influência das bandas britânicas no rock'n'roll.

Banda Lynks é a primeira atração do programa de sábado. (Foto: Divulgação)
Banda Lynks é a primeira atração do programa de sábado. (Foto: Divulgação)

O grupo, que canta composições próprias em inglês, já chegou a tocar em Londres, a convite. A Lynks é a primeira banda regional, de uma lista que deve aumentar nos próximos dias.

“Criei uma página no Facebok, onde as bandas podem enviar material, que será avaliado. Na medida do possível, vamos colocar no programa”, afirma. Algumas já garantiram lugar na estreia, como a Haiwanna Rrock, Brown Dino, Rivers e Hellmotz.

O Grito do Rock veio para ficar, falar do gênero, divulgar o que é produzido no Estado e, também, desmistificar conceitos. “Um monte de gente pensa que as bandas de heavy metal são satânicas ou tem pactos e tal. Não tem nada disso. Vou falar de como essas bandas nasceram, quais as influências, porque há preconceito em cima do rock, geralmente sobre os mais pesados, o undergroud. E isso é falta de informação”, diz.

Curiosidades não vão faltar. “Vamos contar as verdadeiras histórias, as lendas, as tragédias que aconteceram, como as mortes as mortes prematuras. Estamos fazendo um programa para mostrar como o rock'n'roll influenciou a cultura do mundo, a indústria fonográfica”, acrescenta.

E a cena de Campo Grande, claro, estará presente. Na avaliação de Tiago, “ela existe e é muito boa”. O problema é que muita gente que produz não consegue mostrar o trabalho que desenvolve.

Grito do Rock vai ao ar às sextas e sábados. (Foto: Marcos Ermínio)
Grito do Rock vai ao ar às sextas e sábados. (Foto: Marcos Ermínio)

“As rádios não colocam uma banda de heavy metal para tocar porque, a gente sabe, dão preferência para o estilo mais comercial”, observa. Mas isso, se depender dele, vai mudar. “Agora vai ter espaço”, garante.

Perfil – Tiago Além vai atuar como locutor de rádio pela primeira vez, mas ele já tem experiência como produtor de um programa semelhante, o “Tempo do Rock”, que integrava a grade da própria 104 FM.

Ele também trabalhou, durante seis anos, na TV Educativa. Atualmente mantém uma produtora de vídeo e um estúdio de música.

Como músico, Tiago tem cerca de 20 anos de carreira e já passou por bandas de rock conhecidas no Estado.

Nos siga no Google Notícias