ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Artes

No Dia do Cinema Nacional, relembre curtas regionais lançados este ano

Lei Aldir Blans, de incentivo à cultura foi grande responsável pela quantidade de produções este ano

Lucas Mamédio | 19/06/2021 10:20
"Cinzas no Pantanal" é o curta em stop motion que, pelo papel, brinca com a delicadeza e perenidade da natureza (Foto: Bruna Barbosa)
"Cinzas no Pantanal" é o curta em stop motion que, pelo papel, brinca com a delicadeza e perenidade da natureza (Foto: Bruna Barbosa)

Por conta da pandemia, apenas dois cinemas de Cinemas de Campo Grande permanecem abertos e com poucos filmes em cartaz. A tradicional programação do Dia do Cinema Nacional, celebrado hoje, 19 de junho, vai ficar para a próxima.

Mas não se exaspere, o Lado B lista aqui algumas produções locais de curtas-metragens que, afinal, também são produções cinematográficas nacionais. Todos os curtas foram financiados pela Lei Aldir Blanc.

Coroa do Corona

"Já se perguntou como o "Corona" conseguiu ser tão bem sucedido em sua área?" É essa pergunta que move a mente criativa e bem-humorada de Yuri Taves, humorista e youtuber, que escreveu e dirigiu o curta-metragem "Coroa do Corona", que ironiza algumas medidas atrapalhadas de governantes e o comportamento das pessoas perante a essas medidas.


 Encruzilhada de Estória

A relação de fé e devoção de religiões afro descendentes da população de Corumbá e Ladário é o tema de uma web-série de curta metragens intitulado “Encruzilhada de Estórias”. O objetivo é criar registros sobre essas manifestações, muitas vezes apagadas na história por falta do registro histórico. Assista a um dos curtas


Solar Arte e Cura

A artista plástica Bruna Zanardo, de 29 anos, lançou, por meio da lei de incentivo cultural Aldir Blanc, um curta-metragem, o “Solar Arte e Cura” onde explora seu processo de autoconhecimento após se encontrar como artista.


Embrujos de España – Memórias

O grupo Embrujos de España, que mantém viva a cultura espanhola no Estado por meio da dança acaba de lançar o documentário "Embrujos de España – Memórias", com duração de 45 minutos. O filme está no canal do YouTube da idealizadora e fundadora do grupo, Maria Helena Pettengill.


Rumor de Estrelas

O músico, escritor e agora diretor, João Benitez, lançou um curta-metragem baseado em um microconto premiado, também escrito por ele. O projeto, denominado "Rumor de Estrelas".


5 Tempos

Um documentário produzido por meio da lei de incentivo à cultura Aldir Blanc, produzido e dirigido pela respeitada fotógrafa Elis Regina se propôs a debater a distorção da percepção do tempo na vida de cinco mulheres durante a pandemia. O documentário 5 Tempos é uma breve investigação das impressões e sensações sobre a percepção do tempo, espaço e da memória de 5 mulheres.


Cinzas do Pantanal

Para passar uma mensagem de conscientização e preservação ambiental do Pantanal sul-mato-grossense, a arte milenar da dobradura de papel – origami – transformou a fauna e flora do bioma pantaneiro em personagens de um curta-metragem feito em stop motion (técnica de animação quadro-a-quadro) que não somente brilham os olhos de quem assiste, mas com graciosidade e seriedade ressalta que a natura ainda arte em chamas. Veja no YouTube.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias