ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 23º

Artes

O menino azul que ensina a imaginar sem medo ganha lançamento neste sábado

Livro que será lançado impresso é escrito pela arte-educadora Renata Damus e ilustrado por José Fiuza

Por Thailla Torres | 03/07/2025 10:22
O menino azul que ensina a imaginar sem medo ganha lançamento neste sábado
O livro é escrito pela arte-educadora Renata Damus e ilustrado por José Fiuza. (Arte: José Fiuza)

No meio de tantas histórias que passam batido, uma delas convida a parar e olhar de perto: Menino Azul nas Cores da Imaginação. O livro, que nasceu em formato digital durante a pandemia, agora ganha edição impressa e vai ser lançado neste sábado (5), em Campo Grande.

Escrito pela arte-educadora Renata Damus e ilustrado por José Fiuza, o livro traz as aventuras do Menino Azul, que usa a imaginação para enfrentar o preconceito e ensinar que a diferença não precisa ser motivo de medo. O projeto foi possível graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

“As crianças acolhem o diferente com naturalidade quando são estimuladas com histórias que valorizam a diversidade. Ainda temos poucos materiais infantis que tratam de inclusão de forma lúdica, sem estereótipos. Esse livro busca justamente preencher essa lacuna”, afirma Renata, arte-educadora com mais de 30 anos de experiência.

O livro começou como e-book em 2021, viabilizado pela Lei Aldir Blanc, e se transformou também em animação. Agora, com a edição física, 2.000 exemplares serão distribuídos em 87 escolas públicas do Estado. Para o ilustrador José Fiuza, o ciclo se completa: “Esse é o encerramento de um ciclo que começou de forma virtual e termina com a concretização física da história. O livro é uma ferramenta poderosa de diálogo sobre empatia e respeito.”

O ilustrador também destaca que dar vida ao Menino Azul foi um processo cheio de desafios e descobertas: “Foi um desafio bem grande, porque precisei simplificar meu estilo de desenho e, ao mesmo tempo, evitar que ficasse simples demais, sem expressão. O personagem mudou bastante desde o primeiro rascunho, mas acho que, no livro, consegui chegar aonde eu queria. Quanto às cores, tenho certa dificuldade em composição; vou misturando até achar que está legal, sem me preocupar muito com as partes técnicas. Minha esposa, que é professora de artes, sempre dá o toque final. O azul, eu acho que veio sem querer; precisava de um jeito de mostrar que as pessoas são diferentes, e o azul meio que resolveu isso”, conta.

O menino azul que ensina a imaginar sem medo ganha lançamento neste sábado
Menino Azul, que usa a imaginação para enfrentar o preconceito e ensinar que a diferença não precisa ser motivo de medo. (Foto: José Fiuza)

Além do livro impresso, o site oficial do projeto (www.meninoazul.com) vai disponibilizar gratuitamente o e-book, o audiobook e materiais pedagógicos preparados por professoras da educação infantil, com sugestões de atividades para sala de aula.

“O Menino Azul só se tornou realidade graças às leis de incentivo cultural. Elas não apenas garantem o sustento de artistas e educadores, mas também democratizam o acesso à arte e à leitura. São políticas que geram transformação social real”, destaca Renata.

O lançamento oficial será neste sábado, dia 5 de julho, das 9h às 11h, no auditório 1 do Colégio Dom Bosco. O evento contará com acessibilidade completa, incluindo rampas e intérprete de Libras, garantindo que todas as pessoas possam participar.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias