Projeto nacional oferece oficinas gratuitas de teatro em Campo Grande
Campo Grande entra na rota de um projeto que está cruzando o Brasil com arte e pé na estrada. É o Escambo: Rede Parente, iniciativa nacional que chega à capital sul-mato-grossense neste mês de maio com uma programação intensa e gratuita, tem oficinas de teatro, espetáculos e mesas públicas. E o melhor: as inscrições já estão abertas.
As atividades são voltadas a todo mundo que se interessa por arte e cultura, jovens, adultos, estudantes, iniciantes ou artistas experientes. Tudo sem custo, com vagas limitadas. Para participar, é só preencher o formulário online disponível no Instagram do projeto: @projetoescamboredeparente.
O Escambo já passou por Belém e Manaus e agora chega em Campo Grande com mais de dez ações confirmadas. A programação ocupa dois espaços culturais: a Estação Cultural Teatro do Mundo e o Espaço Fulano di Tal.
A estreia fica por conta da Cia. Cisco (SP), grupo dos idealizadores do projeto, Edgar Castro e Donizeti Mazonas. Eles apresentam o espetáculo “Com os Bolsos Cheios de Pão”, dias 10 e 11 de maio, às 20h, na Estação Cultural. No domingo (11), das 9h às 13h, rola a oficina “A Escuta do Corpo”, seguida, das 17h às 19h, pela mesa pública “O Trabalho do Intérprete Teatral como Ofício”.
Nos dias 17 e 18 de maio, às 16h, é a vez dos artistas Francisco Rider e Ly Scantbelruy, de Manaus (AM), com o espetáculo “HUMA/”. No dia 17, após a sessão, rola a mesa pública “Corpocidade / Dinâmicas em Via Dupla”. No dia seguinte, das 9h às 12h, a dupla conduz a oficina “Corpo Cidade Performance”, no Espaço Fulano di Tal.
Fechando a programação, o grupo Usina, de Belém (PA), apresenta o espetáculo “MOMO”, dias 24 e 25 de maio, às 20h, no Espaço Fulano di Tal. No sábado (24), tem oficina “A Carne da Palavra”, das 9h às 12h, e no domingo (25), a mesa pública “Pachiculimba, uma Encenação Contra-Hegemônica”, das 10h às 12h.
Com financiamento da Funarte e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto propõe cruzar memórias, vozes e territórios do país com práticas artísticas. Ao todo, serão 53 ações em quatro cidades: Belém, Manaus, Campo Grande e São Paulo.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.