ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Série de MS exibe com amor as louvações de Nanã, mãe dos orixás

“Encruzilha das Estórias” traz registros de louvações de religiões afro-brasileiras, em Corumbá

Bárbara Cavalcanti | 31/08/2021 10:06
Trecho de rituais para a Família de Palha em Corumbá. (Foto: Thayná Cambará)
Trecho de rituais para a Família de Palha em Corumbá. (Foto: Thayná Cambará)

Na mitologia iorubá, o orixá Omulu é filho de Obalauê e Nanã, além de ser gêmeo de Oxumaré e ainda ter outros irmãos. Essa família, nas religiões afro-brasileiras, são chamadas carinhosamente de "Família de Palha e Cajebe". As louvações do povo de Corumbá e Ladário para esses orixás é o assunto do mais novo episódio da websérie "Encruzilhada de Estórias".

Nanã é considerada a orixá mais antiga, a anciã, mãe dos orixás. No sincretismo religioso, é conhecida como avó de Jesus. Falar de Nanã e de toda a família, é assunto complexo. De acordo com a produtora da série, Thayná Cambará, esse episódio foi um novo desafio, tanto profissional, quanto pessoal.

Oferenda feita para Nanã durante uma das louvações. (Foto: Thayná Cambará)
Oferenda feita para Nanã durante uma das louvações. (Foto: Thayná Cambará)

“Não são todas as casas do Candomblé e da Umbanda que fazem louvações a Nanã e às famílias. São orixás mais densos, mais complexos, que falam da vida e da morte. Para esse episódio, eu mesma tive que estudar bastante para conseguir falar e contemplar o assunto”, comenta.

O resultado são registros de ritos e de depoimentos de religiosos de Corumbá e Ladário, em um curta-metragem de 30 minutos.

Depois das louvações de Oxóssi, Yemanjá e Ogum, esse é o episódio mais longo e mais detalhado. “Isso mostra a evolução do projeto, episódio após episódio. E esse é o objetivo, que vá evoluindo ao trazer esses registros de fé”, acrescenta.

Trecho de uma das louvações feitas em Corumbá. (Foto: Thayná Cambará)
Trecho de uma das louvações feitas em Corumbá. (Foto: Thayná Cambará)

Evelyn Alencar Martins, de 41 anos, é mãe de santo no Candomblé. No filme, relata sobre não apenas a importância da fé, mas do registro, para que as pessoas entendam melhor os ritos que, muitas vezes, são mal-vistos.

“Fé é âncora, é alicerce, é vida. Orixás estão em tudo, é vento, água, o alimento que vem da terra. Assim, as pessoas entendem um pouco melhor da nossa religião”, expressa.

Confira abaixo o filme completo:

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias