A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 27 de Maio de 2017

26/06/2014 10:01

Sistema promete maior transparência na contratação de artistas pela Fundac

Francisco Júnior e Kleber Clajus
Lançamento de sistema realizado hoje na Esplanada Ferroviária. (Foto: Kleber Clajus)Lançamento de sistema realizado hoje na Esplanada Ferroviária. (Foto: Kleber Clajus)

O SMC (Sistema Municipal de Cultura) foi lançado oficialmente, nesta quinta-feira (26), tendo por objetivo estabelecer a promoção de políticas públicas para o setor e transparência na contratação de artistas pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

Segundo a presidente da Fundac, Juliana Zorzo, o sistema vai vai regulamentar os investimentos em cultura realizados com recursos públicos.

“Esse sistema é uma luta de onze anos do pessoal da Cultura e conseguimos colocar em prática em 77 dias. Também pretendemos lançar um edital para cadastro de ações culturais e artistas em breve”, informou Zorzo.

Com a implantação do SMC, cujo decreto foi publicado em 18 de junho, a prefeitura fica apta a buscar recursos com o MinC (Ministério da Cultura). Isso porque contempla as cinco etapas de termo de cooperação, que inclui a necessidade de implantação de órgão gestor de cultura e plano municipal, conselho de política cultural, sistemas de financiamento e realização de conferência sobre ações do setor no âmbito local.

Para o presidente do Fórum Municipal de Cultura, Vitor Samudio, a espera longa pela aprovação do sistema chega ao fim. “Agora a gente fecha um ciclo e abre outro, o da prática nas políticas públicas de cultura”, afirmou Samudio, lembrando que a Capital teve grandes conquistas como a aprovação de 1% do orçamento municipal destinado a cultura.

O prefeito Gilmar Olarte (PP) ressaltou que se dedicará a atender todos os segmentos, além de relembrar ter solicitado projetos de música nos bairros. A perspectiva é atender cerca de 4,5 mil crianças e adolescentes.

Edital – Com a aprovação do sistema, também devem ser regulamentada a contratação de artistas. Esta irá considerar aspectos como notoriedade e tempo de carreira para determinar o teto dos pagamentos.

Zorzo ressalta que um edital, ainda sem previsão de lançamento, deve ser aberto com esta finalidade e a equipe jurídica da Fundac está alinhando suas diretrizes.

 

(Matéria alterada para correção de informação)

Sesc Horto recebe espetáculo teatral gratuito na próxima semana
Entre a próxima quinta-feira (1) e sábado (3), o Teatro Prosa do Sesc Horto recebe o espetáculo "Três Vírgula Quatro Graus Na Escala Richter", da Com...
MS participa no mês de julho de feira de artesanato em Pernambuco
Mato Grosso do Sul participa em julho, entre os dias 6 e 16, em Olinda (PE), da Feira Internacional de Negócios do Artesanato, maior evento do setor ...



imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.