ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Teatro tem o poder de fazer adolescentes trocarem sorriso tímido pelos palcos

As adolescentes Júlia e Alice são dois exemplos, elas integram grupo que se se apresenta no 6º Festival Brincaturas & Teatrices, hoje e amanhã.

Tatiana Marin | 01/12/2018 10:16
Da esquerda para a direita, Júlia é a segunda e Alice é a quarta. (Foto: Divulgação/Casa de Ensaio)
Da esquerda para a direita, Júlia é a segunda e Alice é a quarta. (Foto: Divulgação/Casa de Ensaio)

Um sorriso tímido e a recusa em falar ou ler um texto. Esta era a reação de Júlia e Alice Patelli, irmãs de 13 e 12 anos respectivamente. Mas uma mudança aconteceu. Hoje, além de não terem mais vergonha de apresentarem um trabalho em sala de aula e de fazerem amizades mais facilmente, elas também cantam e dançam.

A alavanca para a mudança das meninas ocorreu nas aulas da Casa de Ensaio, que as levaram para os palcos. Neste final de semana, elas farão integram o 6º Festival Brincaturas & Teatrices, que acontece nos dias 1 e 2 de dezembro (sábado e domingo), na sede do grupo.

Júlia, à esquerda, em uma das aulas na Casa de Ensaio. (Foto: Diulgação/Casa de Ensaio)
Júlia, à esquerda, em uma das aulas na Casa de Ensaio. (Foto: Diulgação/Casa de Ensaio)

A empresária Brenda Patelli, mãe de Julia e Alice, conta que as duas se desenvolveram muito nos 4 anos que fazem parte da Casa de Ensaio. Três vezes na semana elas têm contato com teatro, dança, música literatura, canto e brincadeiras, tudo isso sem custo. A mãe chega a se surpreender com a desenvoltura das filhas. “Nas apresentações é bem legal, nem parece elas”, comenta.

Brenda destaca que Júlia e Alice aprendem sobre autores e musicistas que elas nunca teriam contato, se não fossem as aulas. “Elas estudam cantores e autores que hoje a juventude nem conhece”, afirma. Em relação às brincadeiras, o que agrada à empresária é que são as antigas. “São brincadeiras do nosso tempo. Hoje as crianças não brincam mais”, ressalta.

Júlia, que entre as atividades prefere teatro e dança, diz que o que ela aprendeu na Casa de Ensaio, aplica também fora dela. “Comecei a cantar na igreja e ter mais amigas na escola”, conta. Alice também percebeu mudanças em si própria. “Na escola, quando vou apresentar traablho, não tenho mais vergonha. Nem de fazer discurso na igreja”, conta.

Laís Doria, arte-educadora e fundadora da Casa de Ensaio, explica que o foco da entidade está na arte-transformação. “Não é o fazer teatral que faz as crianças mudarem, mas a multidisciplinaridade”, detalha sobre a pedagogia de artes emendadas. “Quando eles percebem, estão soltos, vão mudando, mudam maneira de falar, se vestir”, acrescenta.

O festival que acontece neste final de semana, é a oportunidade para os alunos colocarem em prática o aprendizado. (Foto: Divulgação/Casa de Ensaio)
O festival que acontece neste final de semana, é a oportunidade para os alunos colocarem em prática o aprendizado. (Foto: Divulgação/Casa de Ensaio)

FestivalSegundo Laís, a cada semestre são abordados certos autores e músicos e, ao final do período acontece a finalização com um ato artístico com o resultado. “É tudo que eles já fizeram”, resume.

O festival que acontece neste final de semana, é a oportunidade para os alunos colocarem em prática o aprendizado. O evento conta com uma programação extensa e variada, também com a participação dos profissionais da Casa de Ensaio e convidados de outras instituições culturais.

“Este evento é a coroação de um ano inteiro de muito trabalho e dedicação no qual nossos alunos apresentarão um ato artístico com obras de Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e Adriana Calcanhoto como demonstração de parte do aprendizado integrado das aulas de música, dança, artes cênicas e literatura”, explica Lais Doria, arte-educadora e fundadora da Casa de Ensaio.

A Casa de Ensaio é um centro de arte, cultura, educação social, cidadania e meio ambiente voltado para crianças e adolescentes. Criada em 1996 em Campo Grande (MS), a Casa oferece diversas atividades e oficinas gratuitas na área de artes cênicas, cinema, artes visuais, fotografia e literatura criando condições para que seus participantes desenvolvam ao máximo seu potencial por meio da arte-transformação. 

O festival será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, das 14h às 20h,na Rua Visconde de Taunay, 203, esquina com a Avenida Afonso Pena. Informações pelo site.

Programação

1º de dezembro (sábado)

14h - Abertura
14h – GRUPO MOVIMENTO DE RUA - Coreografia Insana
14h20 - GRUPO REDE SOLIDÁRIA - Coreografia Nagô
14h30 - GRUPO HANDS UP MS - Coreografia Hands Potter e Vogue Filosofal
14h40 - GRUPO CONEXÃO URBANA - Coreografia Berghain
14h50 - GRUPO CONTENPURBAN - Coreografia River (UEMS)
15h10 - PROJETO 7/7 - Coreografia Ágape (UEMS)
15h25 - EXERCÍCIOS CÊNICOS A PARTIR DE POEMAS DE RAQUEL NAVEIRA - Oficinas de teatro da UFMS
15h20 – O ARTISTA NEGRO VIAJANTE – NAS TRILHAS DA ESCRAVIDÃO Projeto das Incursões – com Galvão Pretto
15h30 - OFICINA FILTRO DOS SONHOS - com Nathalia Gazin (UEMS)
15h30 - OFICINA LITERÁRIA com Rodrigo Pessoa (UEMS)
16h15- BATE PAPO SOBRE ETNODESIGN com José Francisco Sarmento Nogueira (UCDB)
17h - RODA DE CONVERSA - ARTE PARA QUÊ E POR QUÊ? – Sala Teatro
Debatedores: Ana Arguelo, Aline Lima, Galvão Preto, Jacy Curado, Marcele Lopes e Ricardo Pieretti. Moderadora: Carol Dória
18h45 - FLITS – Sala Teatro
Marcilio Caetano – Nova Andradina - (ex aluno da Casa)
19h15 - VOU ME EMBORA PARA PASÁRGADA - Concha Acústica
Direção: Coletiva. Elenco – Alunos do Brincaturas & Teatrices 2018

2 de dezembro (domingo)

14h - Abertura
14h10 - Canto da Casa – Música Brasileira - Marta Cel e Rodrigo Ocampos
14h30min – MASHUP - Sala Teatro - Cia Dançurbana
14h45 – ALIMENTAÇÃO LEGAL - Bate papo com a Nutricionista Mara Toledo
15h – INTERVENÇÃO ARTISTICA - PELE NO MURO – Sol Ztt
15h - ESTERIÓTIPOS RACIAIS NAS MIDIAS E NO TEATRO – Nuala Lobo Cambará
15h30 - OFICINA LITERÁRIA com Edivânia Souza
15h30 - OFICINA DE FANZINES com Brincante Luiz Carvalho
16h30 - EDUCAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO MS – Sala Teatro - com Antonio Rodrigues Neto
17h15 - LANÇAMENTO DO LIVRO DA CASA DE ENSAIO EM BRAILE
18h - VOU ME EMBORA PARA PASÁRGADA - Concha Acústica
Elenco – Alunos do Brincaturas & Teatrices 2018
18h30 – Balada Teen – DJ Nê

Nos siga no Google Notícias