A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019

26/04/2018 16:58

THCine levanta debate sobre legalização da maconha com exibição de documentário

Será exibido a produção de Rodrigo Mac, "Cortina de Fumaça"

Thaís Pimenta
Cena do filme documentário Cortina de Fumaça, que será exibido hoje no MIS. (Foto: Divulgação)Cena do filme documentário "Cortina de Fumaça", que será exibido hoje no MIS. (Foto: Divulgação)

Acontece hoje, às 19h, exibição do documentário “Cortina de Fumaça”, do diretor Rodrigo Mac Niven, no Museu da Imagem e do Som, em Campo Grande. A iniciativa é do Clube do Cineclube, tradicional projeto do circuito audiovisual, assumido nesta semana pelo projeto THCine, que faz parte do coletivo de Marcha da Maconha. A entrada é franca e há classificação indicativa de 16 anos.

O documentário de 88 minutos apresenta depoimentos de profissionais brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas do conhecimento, como médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis.

Fala ainda sobre a relação entre o ser humano e as drogas psicoativas; revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias; discute a situação particular da Cannabis sp. (maconha), seu uso industrial e medicinal; levanta fatos relacionados ao surgimento dos projetos proibicionista e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.

De acordo com o coletivo, a intenção é propor um debate sobre o tema da legalização das drogas, reproduzindo curtas e longas que tratem sobre a descriminalização, legalização, cultura e ciência envolvendo a planta da cannabis, para levar informação por meio do cinema em diversos pontos da cidade! 

As atividades do THCine foram iniciadas em 2013 após a participação de seus respectivos membros no encontro Cúpula Canábica, parte da programação do Rio +20, um dos maiores eventos ambientalistas do mundo. Deste encontro surgiu o Coletivo Gramado, que dentre outras atividades, passou a organizar sessões cineclubistas em torno da questão do antiproibicionismo da Cannabis no país.

Serviço - O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro. 

Fernando Henrique Cardoso é um dos entrevistados no documentário Cortina de Fumaça. (foto: Divulgação)Fernando Henrique Cardoso é um dos entrevistados no documentário Cortina de Fumaça. (foto: Divulgação)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.