ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Com título de cidadão de MS, cardeal espanhol é cotado para ser papa

Ángel Fernández Artime recebeu título da Alems em 2024 e é um dos 133 cardeais votantes no conclave

Por Mylena Fraiha | 07/05/2025 12:18
Com título de cidadão de MS, cardeal espanhol é cotado para ser papa
Ao lado do vice-governador de MS, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), o cardeal Ángel Fernández Artime visitou a Alems em abril do ano passado (Foto: Arquivo/Missão Salesiana).

A expectativa cresce nesta quarta-feira (7) com o início do conclave que vai escolher o novo líder da Igreja Católica. Entre os 133 cardeais aptos a votar, e também elegíveis ao cargo,  está o espanhol Ángel Fernández Artime, que recebeu o título de cidadão sul-mato-grossense em março de 2024, durante visita a Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cardeal espanhol cotado para papa é cidadão de MS O cardeal espanhol Ángel Fernández Artime, um dos nomes cotados para suceder o Papa Francisco, possui forte ligação com o Mato Grosso do Sul. Ele recebeu o título de cidadão sul-mato-grossense em março de 2024, durante visita a Campo Grande, em reconhecimento à sua contribuição como Reitor-Mor da Congregação Salesiana e ao trabalho da instituição no estado. A homenagem foi concedida pela Assembleia Legislativa e entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça. Artime, que foi o 10º sucessor de Dom Bosco, visitou Mato Grosso do Sul em duas ocasiões. Na primeira, em 2019, foi homenageado no Colégio Salesiano Dom Bosco. Em 2024, além de receber o título de cidadão, participou de eventos em Campo Grande e outras cidades, incluindo uma visita à Igreja Matriz de São José, onde discutiu a possibilidade de beatificação do padre João Crippa. Com o início do conclave, deputados estaduais mencionaram Artime e expressaram o desejo de que ele seja o novo papa.

De origem espanhola, Artime foi o 10º sucessor de Dom Bosco como Reitor-Mor da Congregação Salesiana, cargo que ocupou entre 2014 e 2024. m março do ano passado, ele esteve em Campo Grande para participar das celebrações dos 130 anos da Missão Salesiana em território mato-grossense e sul-mato-grossense.

Durante a visita, recebeu o título de cidadão sul-mato-grossense, concedido pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) em reconhecimento à importância dos salesianos na formação educacional de milhares de jovens no Estado.

A entrega do título aconteceu no dia 7 de março de 2024, quando Artime ainda exercia o cargo de Reitor-Mor, mas já havia sido nomeado cardeal. A honraria foi entregue pelo presidente do tjms (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Sérgio Martins, que representou o Judiciário na solenidade.

Na ocasião, o cardeal destacou a importância da missão salesiana no Brasil. “Hoje, para mim, é uma grande emoção e honra. Depois de 130 anos da nossa presença aqui, acredito que a terra brasileira foi muito generosa com a gente. Ao mesmo tempo, quero pensar que também podemos contribuir para formar uma sociedade e educar gerações. Isso é muito positivo e me faz pensar que juntos podemos fazer uma linda caminhada pela juventude”, disse ele ao Campo Grande News.

Com título de cidadão de MS, cardeal espanhol é cotado para ser papa
Deputados estaduais entregam honraria de cidadão sul-mato-grossense ao cardeal Ángel Fernández Artime, em abril do ano passado (Foto: Arquivo/Missão Salesiana).

Artime também agradeceu o reconhecimento. “É uma honra muito grande estar aqui e receber esse título. É uma realidade que um salesiano não imagina. Mas tenho que dizer com grande humildade que não é um mérito meu. A minha presença quer dizer: obrigado", disse o cardeal salesiano no ano passado.

Com o início da votação para escolha do novo papa, durante a sessão legislativa desta quarta-feira, o nome do cardeal voltou a ser citado. O deputado Pedro Kemp (PT) mencionou o início do conclave e mencionou Artime. “Entre os eleitores do colégio de cardeais, há um que é cidadão sul-mato-grossense. Façamos votos que ele seja o novo papa”.

O presidente da Assembleia, deputado Gerson Claro (PSDB), também recordou a visita do cardeal ao Estado. “Esse é o desejo da Casa. Um cardeal que foi recebido por nós com grande atenção e carinho por Mato Grosso do Sul”, declarou.

Ao Campo Grande News, ele afirmou que, na época em que Artime esteve em MS, a proposta de conceder o título de sul-mato-grossense foi recebida com grande respeito e “aprovada por unanimidade”. “É o reconhecimento coletivo da Casa pelo trabalho social e educacional que os salesianos realizam há décadas em Mato Grosso do Sul”, disse Gerson.

Ele também mencionou que “seria uma honra imensa” ter um Papa cidadão sul-mato-grossense. “Um acontecimento assim carrega um simbolismo muito forte e mostra que Mato Grosso do Sul tem sido palco de ações transformadoras que chegam aos olhos da Igreja. É um reconhecimento sincero de um povo que valoriza quem promove o bem, a educação e a fé".

Já o deputado Paulo Corrêa (PSDB), autor da proposta da honraria concedida no ano passado, afirmou que, para os sul-mato-grossenses, “é uma honra” saber que o cardeal Ángel Fernández Artime - que recebeu o título de cidadão do Estado em março - está agora entre os cardeais que vão escolher o novo Papa, e que também pode ser o escolhido.

“Ele tem uma ligação muito forte com Mato Grosso do Sul, por meio da Missão Salesiana, que realiza um trabalho belíssimo aqui e em todo o mundo, principalmente com a juventude. A gente fica na torcida. Já pensou? Um Papa com o coração sul-mato-grossense?”, comentou Corrêa.

Visitas ao MS - Artime visitou o estado pela primeira vez em abril de 2019, quando ainda era Reitor-Mor. Na ocasião, foi homenageado no Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande. Ao entrar no Teatro Dom Bosco, foi recepcionado com bandeirinhas que traziam de um lado a bandeira brasileira e, do outro, a marca dos 125 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso.

Na época, o presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes dos Santos, destacou a emoção de receber o líder salesiano. “'Coração' foi a palavra mais falada pelo padre Ángel. Tudo o que ele escreve e fala transmite carinho, amor e afeto. Esses dias com sua presença aqui na nossa Inspetoria encheram o nosso coração de carinho”, disse.

Em sua fala final naquela visita, Artime reforçou a atualidade da obra de Dom Bosco. “Tenho muita emoção em meu coração, pois penso que estamos vivendo e realizando coisas muito bonitas, com grande fidelidade a Dom Bosco. Hoje, Dom Bosco está vivo! Está vivo porque nós tornamos isso possível. Muito obrigado, com todo o meu coração”.

Com título de cidadão de MS, cardeal espanhol é cotado para ser papa
Apresentação de estudantes no Teatro Dom Bosco durante visita de Artime a Campo Grande, em abril de 2019 (Foto: Arquivo/Missão Salesiana).

Na segunda visita, em março de 2024, além de receber o título de cidadão sul-mato-grossense, Artime participou de uma agenda extensa em Campo Grande e em outras cidades brasileiras. No dia 8 de março, visitou a Igreja Matriz de São José, no centro da capital, construída há quase 100 anos pelos salesianos.

A paróquia guarda forte simbolismo da presença salesiana, já que ali repousam os restos mortais do padre João Crippa, fundador da primeira capela no local. Durante a visita, o cardeal conversou com o pároco sobre a possibilidade de abertura do processo de beatificação de Crippa. Fiéis mantêm no local dezenas de ex-votos e mensagens de agradecimento por graças alcançadas.

Com título de cidadão de MS, cardeal espanhol é cotado para ser papa
Artime durante visita aos restos mortais do padre João Crippa, fundador da primeira capela no local (Foto: Arquivo/Missão Salesiana).

No fim da tarde do mesmo dia, o cardeal esteve na Comunidade Salesiana Paulo VI, no bairro Santo Antônio, onde encontrou salesianos idosos que necessitam de cuidados especiais. Artime também visitou a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no mesmo bairro.

Com título de cidadão de MS, cardeal espanhol é cotado para ser papa
Visita à comunidade salesiana Paulo VI, no bairro Santo Antônio, realizada em abril do ano passado (Foto: Arquivo/Missão Salesiana).

Conclave - O cardeal Ángel Fernández Artime é um dos 133 eleitores que participarão do conclave responsável por escolher o novo papa da Igreja Católica. Ele já integra as congregações que ocorrem em Roma, onde os cardeais discutem o perfil desejado para o futuro pontífice.

Artime foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em um consistório realizado em 30 de setembro de 2023 e, mesmo após a nomeação, permaneceu como reitor dos Salesianos até 31 de julho de 2024. Desde o início de 2025, ocupa o cargo de pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Este conclave será o mais diverso da história em termos de representação de países. A mudança foi promovida ao longo do pontificado de Francisco, que indicou cerca de 80% dos cardeais com direito a voto. Pela primeira vez, nações como Mongólia, Laos, Papua-Nova Guiné e Mali terão representantes na eleição papal. Na América Latina, o número de cardeais aumentou de 13, durante o papado de Bento XVI, para 46 sob a liderança de Francisco.

Entre os sete brasileiros que votarão no conclave, destaca-se Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil. Considerado próximo ao papa Francisco, ele integrou o grupo de cardeais criado para auxiliá-lo na condução da Igreja.

Nascido em Dobrada (SP), Dom Sérgio foi ordenado padre em 1984. O brasileiro foi proclamado cardeal por Francisco em 19 de novembro de 2016. Já em 2020, foi nomeado arcebispo de Salvador, assumindo o título de Primaz do Brasil, por estar à frente da mais antiga arquidiocese do país. Também teve papel de destaque na Igreja brasileira como presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), entre 2015 e 2019.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias