Elaine fazia faxina em restaurantes e hoje é chefe na cozinha
Depois de anos no atendimento ao cliente e em serviços domésticos, ela descobriu uma nova vida liderando

Elaine Francisca da Silva, de 36 anos, nunca imaginou que um dia estaria todos os dias em uma cozinha que não fosse a de casa, muito menos que comandaria uma como chefe. Depois de anos no atendimento ao cliente e em serviços domésticos, ela descobriu nas receitas e na gestão um jeito esperançoso de enxergar a vida.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Elaine Francisca da Silva, de 36 anos, transformou sua trajetória profissional ao se tornar chefe de cozinha na Padoca, em Mato Grosso do Sul. Após anos trabalhando com atendimento ao cliente e serviços de limpeza em restaurantes, ela encontrou sua vocação na gastronomia, onde é responsável pela preparação e gestão dos pratos. A profissional, que deixou Mato Grosso para viver com o irmão, ocupa o cargo de chefia há nove meses. Com experiência prévia em uma pastelaria e salgaderia, Elaine destaca que sua curiosidade e disposição para aprender foram fundamentais para sua ascensão de auxiliar a chefe de cozinha, uma conquista que ela não imaginava alcançar.
Há muitos anos, ela largou Mato Grosso para viver no irmão mais novo, em Mato Grosso do Sul. Na cozinha da Padoca do Enaldo onde trabalha ela é encarregada de fazer, montar e liberar os pratos, sejam lanches ou menus de almoço.
Ela conta que chegou a fazer faxina em vários restaurantes da cidade e que ficava imaginando como seria trabalhar na cozinha.
“A minha vida é um livro de muitas produções. Aprendi várias coisas para vir parar na cozinha e passei por alguns restaurantes. Fazia limpeza naqueles chiques, que eram bem conhecidos.”
Estar nesse ambiente não é estranho para ela, que ocupa o cargo de chefia há quase nove meses. Isso Porque antes do atual emprego, Elaine já trabalhou na cozinha, mas em uma pastelaria e salgaderia.
“É uma redescoberta. Cheguei a trabalhar à noite. Saía de um serviço para o outro para conseguir o sustento. Fiquei em uma pastelaria por uns anos, mas saí, voltei e fui parar na empresa da mesma dona. Mexia com salgado, sempre na produção, não mexia com receita. Agora eu lidero.”

Foi ali que ela aprendeu muitas coisas que usa até hoje, principalmente como lidar com as pessoas.
“Aprendi um pouco da cozinha e um pouco do atendimento. Quando comecei aqui, falei para a dona que não era meu foco, que não sabia ficar dentro da cozinha. Eu fiquei mais de 10 anos no atendimento e na limpeza. Ela perguntou se eu queria e eu topei, porque sempre é bom aprender e aprimorar as coisas. Eu tentei e deu certo.”
Elaine fala com orgulho do cargo que ocupa e até das dificuldades que já enfrentou na vida.
“Eu sempre fui curiosa, de ficar perguntando sobre as coisas. Aqui não foi diferente. Comecei como auxiliar e virei chefe. Perguntava sobre as receitas, como fazia. Nunca passou pela minha cabeça conseguir liderar e estar dentro de uma cozinha. Não estava nos planos nem na mente, meu foco era outro, mas Deus preparou outra coisa.”
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.



