ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Em hospital, bebê só tem alta de UTI após tirar foto com equipe de Enfermagem

Paula Maciulevicius Brasil | 08/12/2019 07:24
Equipe da UTI neonatal do El Kadri com a menininha Maria Luíza tendo alta. (Foto: Arquivo Pessoal)
Equipe da UTI neonatal do El Kadri com a menininha Maria Luíza tendo alta. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando a incubadora vira bercinho, o relógio parece andar um minuto e voltar três. Na UTI neonatal, o sofrimento das mães só é amenizado por elas: as enfermeiras que se revezam nos cuidados com os nenéns. Entre os altos e baixos de ter um filho internado sob cuidados de uma unidade intensiva, elas são a calmaria. Quem transforma os apitos e alarmes do maquinário da unidade em poesia. Do hospital El Kadri, em Campo Grande, ninguém sai de alta da UTI sem antes tirar uma foto com a turma.

A despedida mais alegre que existe é quando um bebê tem alta. O tchau acaba em fotografia e a relação entre equipe e família continua portas afora. De Rondônia, o sotaque da técnica de Enfermagem, Carla Viana, é todo acolhedor. Ela é a que mais aparece nas fotos com os bebês. "É bom dar tchau, mas ao mesmo tempo é ruim. Você vê a alegria dos pais indo levar o bebê para casa, onde já montaram toda a estrutura para recepcionar aquela criança, mas é ruim porque você acaba se apegando tanto com o bebê quanto com os pais", conta Carla, de 37 anos. 

São 10 leitos e cada técnica fica pelo menos uma semana com um bebê. "É o tempo suficiente para conhecer, se apegar. Eles são muito frágeis, muito inocentes, então você se apega a eles e aos pais, que chegam aqui completamente fragilizados", descreve.

Técnica em Enfermagem, Carla Viana e a bebêzinha Cecília. (Foto: Arquivo Pessoal)
Técnica em Enfermagem, Carla Viana e a bebêzinha Cecília. (Foto: Arquivo Pessoal)
Equipe no hall da UTI com o bebê "milagrinho", Abner. (Foto: Arquivo Pessoal)
Equipe no hall da UTI com o bebê "milagrinho", Abner. (Foto: Arquivo Pessoal)

A maternidade fica no 4º andar do hospital, a UTI no 2º. Quem sai do elevador, vira à direita e já encontra um sofá que fica ocupado por pais de bebês internados quando alguma das crianças está passando por procedimento e todo mundo precisa sair. Fora isso, o acesso é liberado 24h.

"A gente se comove muito, é empatia que fala, não é? Então assim, a gente procura dar o melhor conforto para a mãe essas horas. Porque os bebês são muito instáveis, eles tem um quadro de piora do dia para a noite", relata Carla.

As fotos só não são tiradas se tiver alguma intercorrência na unidade ou admissão de um novo pacientizinho. "Mas é bem raro, a gente tira foto mesmo, comemora e vibra bastante. As mães acabam voltando para trazer os bebês pra gente ver e ficamos muito felizes com isso. Não tem preço quando eles voltam", diz a técnica.

Pelo WhatsApp, a equipe e a família continuam a troca de fotos e notícias e nas redes sociais, Carla acompanha o crescimento dos bebês e também dos irmãozinhos. "Toda criança que passa por aqui amrca uma história e essa amizade permanece", acrescenta. Uma delas é Malu, Maria Luíza, a primeira bebê a inaugurar a UTI. "Aprendi tudo o que eu podia aprender com ela. Foi a primeira bebê que entrou quando abriu a neo aqui e quando ela foi embora eu quase desidratei de tanto chorar. Os pais são muito queridos", recorda.

Foi Malu e todos os outros bebês que vieram em seguida que fizeram Carla reafirmar a certeza que carrega desde criança. "Eu sempre me identifiquei com a área da saúde, mas a neo foi um presente de Deus, porque eu trabalhei em todas as áreas que você imaginar, aqui foi onde aprendi tudo e não quero mais sair", resume Carla.

A unidade conta com cinco técnicas de enfermagem, uma para cada dois bebês, mais a enfermeira e médica de plantão, um total de sete pessoas. Entre elas a enfermeira Ana Carolina Donatti, de 28 anos. "Só quem convive com a neo sente isso. A gente fica muito feliz de ver uma mãe levando um filho para casa, porque muitas vezes ela acha que isso nunca ia acontecer", fala.

Na saída de Arthur. (Foto: Arquivo Pessoal)
Na saída de Arthur. (Foto: Arquivo Pessoal)
Com o pequeno Léo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Com o pequeno Léo. (Foto: Arquivo Pessoal)

O período de internação depende muito do caso de cada criança, mas tem mães que já passaram mais de três meses entrando pela porta da UTI para ver o bebê ali todos os dias. "Eu me sinto parte da família, por isso é triste a partida, mas é sinal que a criança está crescendo e depois eles pegam nosso contato e ficam mandando foto, isso é muito gostoso", reforça.

De praxe, quem ficou à frente dos cuidados com o bebê acompanha pais e paciente até o carro ou o quarto, mas faz o caminho com o coração apertado, como quem se despede de um filho. "Para mim, eles são filhos. O pessoal me pergunta: 'você tem filhos?' E eu falo, 10. É um momento muito esperado pela gente que trabalha ali com eles e é uma recordação para ser guardada para eternidade". 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

A despedida de Fernanda. (Foto: Arquivo Pessoal)
A despedida de Fernanda. (Foto: Arquivo Pessoal)
E a vitória de Arthur. (Foto: Arquivo Pessoal)
E a vitória de Arthur. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias