ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Juntos só em fotos, agora contato de casais é somente por telefone

Infectologista afirma que obrigatórias são apenas as medidas de prevenção e trocas de afeto não estão proibidas

Danielle Errobidarte | 22/03/2020 07:34
Julia e Matheus estão juntos há 1 ano e 8 meses e regras de precaução na quarentena são obrigatórias para continuarem se vendo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Julia e Matheus estão juntos há 1 ano e 8 meses e regras de precaução na quarentena são obrigatórias para continuarem se vendo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Se a quarentena já é difícil para quem precisou paralisar todas as atividades do dia-a-dia, imagina para aqueles que estão em um relacionamento e foram obrigados a deixar de se ver. Não importa o tempo de namoro, para alguns casais o mais difícil do isolamento é não poder passar o tempo juntos. Para saber quais “estratégias” podem ajudar a diminuir a saudade, sem riscos de contágio, o Lado B conversou com alguns casais e quer saber: o que fazer para manter um relacionamento em época de pandemia do coronavírus?

Rafael Lacerda namora Victoria Ferrari há 9 meses. Foi decisão dos dois se afastarem durante as semanas de isolamento. Para ele, ficar em casa e não ter contato com pessoas na rua é uma questão de respeito. “Eu trabalho em um escritório de advocacia e ela em um buffet infantil, são locais que têm grande fluxo de pessoas. Não é nem tanto por ficar sem fazer sexo, mas estar em casa é ter responsabilidade com nossas famílias, sabemos que é temporário”.

Taís e Elvis pararam de se ver e estão em isolamento; medo dela é maior por ele possuir problemas respiratórios. (Foto: Arquivo Pessoal)
Taís e Elvis pararam de se ver e estão em isolamento; medo dela é maior por ele possuir problemas respiratórios. (Foto: Arquivo Pessoal)

Taís Karoane e Elvis Franco namoram há pouco mais de um mês. Quando a quarentena restringiu os dois de se verem, a preocupação maior não foi nem pela privação de contato físico ou conversas que agora são apenas pelo celular. Elvis tem bronquite, doença respiratória que o coloca no grupo de risco e aumenta ainda mais os cuidados durante o isolamento.

“A gente não está se vendo e eu sei que é ainda mais perigoso no nosso caso. Ele começou a quarentena antes de mim, eu continuava indo trabalhar e fazendo autoescola até que teve um caso suspeito lá. Passei a ficar em casa e desde então não o vi mais. A gente sente falta, claro. É difícil ficar sem vê-lo”.

Diferente de Rafael e Taís, Júlia Castro e o namorado Matheus Ribeiro optaram por passar o período de quarentena juntos. Segundo ela, os cuidados foram redobrados para evitar um possível contágio, sem abrir mão de comemorar seu aniversário, marcado para o domingo. “A gente está se vendo normal aos finais de semana, mas eu parei de trabalhar na sexta-feira e vamos diminuir o contato durante a próxima semana. No domingo é meu aniversário e passaremos juntos, tomando cuidados como não entrar com sapatos em casa, cumprimentar só depois de tomar banho e colocar a roupa para lavar assim que chegar na casa um do outro”.

O que diz a especialista - Conversamos com a médica infectologista do HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) Mariana Croda, para responder às seguintes perguntas: “pode ter relação sexual durante a quarentena?”, “eu posso ficar em quarentena na casa da(o) minha(meu) namorada(o)?” e “devo ficar sem ver minha(meu) companheira(o)?”.

Ela explica que, antes de tudo, é necessário considerar o tipo de contato entre o casal, que costuma ser maior por estarem em um relacionamento. “O melhor é que ambos evitem ao máximo o contágio, caso um dos dois seja um paciente suspeito, para que mantenha a interação habitual. Mas se um deles tiver sintomas como febre ou tosse, ou até mesmo tiverem contato anterior com um caso confirmado, devem ficar afastados por 14 dias”.

Para casais que moram na mesma casa ou compartilham o mesmo ambiente, a infectologista afirma que o melhor a se fazer é tomar cuidado. “Caso não seja possível o afastamento em locais separados, é preciso tomar as precauções para evitar contaminação dentro de casa”.

Quanto às relações sexuais, Maria Croda explica que “parar ou não vai depender do tipo de exposição entre eles. Caso estejam tomando as precauções ou em quarentena, poderão manter”.

Nos siga no Google Notícias