ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Nome curioso passou por bisavô, avô, pai, mas parou no empresário "Transito"

Depois de tantas homens com Transito na Certidão de Nascimento, ele não quis repassá-lo à 5ª geração

Danielle Valentim | 29/10/2019 06:10
Transito mostra suas peças, que hoje também são suas paixões. (Foto: Danielle Valentim)
Transito mostra suas peças, que hoje também são suas paixões. (Foto: Danielle Valentim)

A história de Transito Jara Filho, de 59 anos, começa com o nome. De origem espanhola, a saga da herança no registro se inicia com o bisavô, segue para o avô, se repete com o pai até pausar na sua vez, pois não quis repassá-lo a seu filho. A identidade incomum por aqui cruzou pelos negócios da família, já que por anos “seu Transito” usou a “rua” para trabalhar.

Transito, sem o acento, nasceu em Paranhos e é o único filho entre 11 mulheres. Depois de deixar o município veio para Campo Grande, em 1978, onde fixou endereço, se casou com Edileuza Maria de Lima Jara e teve três filhos, duas meninas e um menino.

A curiosidade diante do nome foi o ponta pé para a conversa com o Lado B. Para provar à reportagem o quanto o nome é comum na Espanha, o empresário já começou citando a personagem Trânsito Ariza, do livro O Amor nos Tempos da Cólera, de Gabriel García Márquez.

Transito explica que se acostumou e hoje gosta muito do nome. (Foto: Danielle Valentim)
Transito explica que se acostumou e hoje gosta muito do nome. (Foto: Danielle Valentim)

“Meu pai era paraguaio, meu avô argentino e o bisavô espanhol. De todos eu fui o único que levou o “Filho” no sobrenome. Para o meu filho não repassei, ele se chama Douglas”, conta.

Na Espanha, o nome é popular entre homens e mulheres e apesar da semelhança com “trânsito” em português, no país espanhol a pronuncia é com “S”, mesmo.

Hoje, Transito ama seu nome, virou referência, mas nem sempre foi assim. “Quando era criança eu não gostava muito. Tinha que explicar, mas depois comecei a gostar do meu nome. No comércio, quando se fala em Transito, já me conhecem, é difícil esquecer. Na cidadezinha que eu morava o pessoal me conhece mais ainda”, garante.

A rua e Transito - O empenho de boa parte da vida ao serviço público teve uma reviravolta há dez anos, quando a esposa comprou um móvel de madeira de demolição e Transito transformou as ruas em escritório.

Esposa de Transito organizando os tapetes.  (Foto: Danielle Valentim)
Esposa de Transito organizando os tapetes. (Foto: Danielle Valentim)

Na época, o preço do aparador assustou Transito, mas a tendência caiu no gosto do marido rapidinho. “Minha esposa começou a comprar. Aí comecei a me apaixonar também. Como sou de Paranhos, no interior do Estado, e tinha muita madeira guardada me interessei em começar mexer com isso”, conta.

“O primeiro móvel foi um aparador e eu tenho ele até hoje. Eles eram trazidos de Minas, não tinha loja aqui. Eu cheguei em casa com o aparador e ele ficou maluco porque foi cerca R$ 1.300,00. Nesta mesma época, o pai dele estava desmanchando uma casa em Paranhos, a casa onde ele nasceu, então ele resolveu trazer a madeira de lá e foi quando tudo começou”, completa Edileuza.

Os móveis de madeira de demolição, em sua maioria de peroba rosa, não se tratam de peças usadas. Como o próprio nome diz são mobílias fabricadas a partir da matéria-prima de imóveis ou demais estruturas desmanchadas. O projeto arquitetônico se arrisca na linha tênue entre o antigo e o moderno e a simpatia pelo estilo é garantida com o ar sofisticado e a responsabilidade ecológica da peça. "As casas antigamente eram feitas para durar”, garante Transito.

“Eu vendia nas ruas, principalmente, na Via Parque. Uma vez a chuvarada arrastou boa parte dos meus móveis. Aqui trabalhamos eu e minha esposa. Mas eu trabalhava de forma informal e dividia a marcenaria para baixar os custos. Como eu fabricava. O que não vendia ia guardando. Comecei a vender bastante e senti o desejo de montar um show room e expor numa loja. Foi quando aluguei aqui”, explica.

A maioria da mobília vendida por Transito é feita aqui, mas tem muitas coisas de Minas Gerais e garimpadas em outros Estados. Uma curiosidade da tendência arquitetônica é a exclusividade, já que nenhum produto sai igual ao outro. Além da peroba rosa, a maioria das peças ganham a decoração do ladrilho hidráulico, a febre entre as casas antigas é a cereja do bolo depois de transformadas.

Hoje as peças são expostas numa espécie de casarão transformado em loja. (Foto: Danielle Valentim)
Hoje as peças são expostas numa espécie de casarão transformado em loja. (Foto: Danielle Valentim)

Hoje as peças são expostas numa espécie de casarão transformado em loja. O imóvel com vários cômodos foi totalmente mobiliado e está lotado de opções de móveis e peças decorativas, do porta-chaves colonial ao “surubão”, um sofá enorme que é exclusivo do espaço.

A loja fica na Rui Barbosa, 25, Jardim Paulista.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias