ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Turma "pagã' reúne religiões em festival no dia 24, inclusive, com casamento

Paula Maciulevicius | 21/11/2013 06:19
Religiões que a maioria desconhece e que são olhadas sob a óptica do preconceito, resolveram abrir as portas para o público em festival.
Religiões que a maioria desconhece e que são olhadas sob a óptica do preconceito, resolveram abrir as portas para o público em festival.

“A melhor religião é aquela que te faz um ser humano melhor”. A frase de Dalai Lama reflete o espírito do Alameda Festival, encontro da comunidade pagã que acontece em Campo Grande, no próximo dia 24, no Teatro Arena do Sesc Horto.

Religiões que a maioria desconhece e que são olhadas sob a óptica do preconceito, resolveram abrir as portas para o público. Pela primeira vez, serão reunidosr o Asatru, Druidismo, Wicca, Xamanismo, Umbanda, Camdomblé, Hinduísmo e Budismo em um só local, com apresentações de música, teatro, dança, palestras, além de feira de artesanato regional e esotérico.

Um dos organizadores do evento, o estudante de História e seguidor do Druidismo, Hugo Cezar Fernandes Gondim, de 20 anos, explica que o intuito é reunir tradições religiosas de origens,célticas, nórdicas, indígenas, africanas e orientais e que a palavra pagão, vem do latim: pessoa que cultua o campo ou a natureza, diferente do significado atribuído pelo Cristianismo, sustenta Hugo.  

“Aqui em Campo Grande não tem nenhum evento relacionado a isso e esse ano, nós colocamos alguns objetivos, de combater a intolerância e desmistificar essas religiões”, comenta.

Dia 24 será de teatro, dança, cultura e palestras contra a intolerância religiosa.
Dia 24 será de teatro, dança, cultura e palestras contra a intolerância religiosa.

Na programação estão incluídas palestras e mesas-redondas para discussão das religiões por cada representante. “Muitas vezes elas são dadas como religiões alternativas, mas elas já tem aí milênios de estudo e prática”, afirma. O Druidismo que ele segue, é politeísta com deuses relacionados ao sol, lua, natureza e paisagem principalmente. “São os deuses e deusas dos celtas. Você vai descobrindo desde criança que é diferente das outras pessoas, aí com 14 anos comecei a pesquisar”, complementa. Hoje ele segue a religião há 7 anos.

Pertencente à religião Wicca há três anos, a professora Elizabete Bonfim, de 31 anos, conta que foi pelas redes sociais que os grupos se reuniram ao ponto de realizar o festival. Entre eles, as reuniões já acontecem em um domingo por mês, chamado “Encontro Social Pagão”.

“Todo mundo entende bruxaria como contra-religião, mas não prega o mal. Só faz o bem. Ela cultua e se sente parte da natureza”, defende. A Wicca cultua deus e deusas e acredita no sagrado feminino. Sem templo e nem igreja, as reuniões acontecem na casa dos seguidores.

Sobre o festival, Elizabete diz que entre todas as religiões há diferenças, mas também muitas semelhanças. “E elas se unem, um respeita a diferença do outro”, diz.

Chamado “Handfasting” (atar as mãos), a cerimônia amarra as mãos dos noivos como símbolo da união pagã.
Chamado “Handfasting” (atar as mãos), a cerimônia amarra as mãos dos noivos como símbolo da união pagã.

Para encerrar o festival, Elizabete e Hugo serão sacerdotes na celebração do casamento pagão. A união, que seria apenas uma simulação, vai amarrar as mãos de Rose e Alessandro. Chamado “Handfasting” (atar as mãos), a cerimônia é diferente do Cristianismo, partindo do princípio de que tem prazo de validade.

“Você faz a intenção de viver com a pessoa. Depois de um ano você oficializa e se não quiser continuar casado, tem essa liberdade de dizer, porque acreditamos que tudo tem começo, meio e fim”, explica a noiva, Rose Borges, de 32 anos.

A editora de imagens conta que o intuito é provar que os rituais não envolvem sacrifício animal, sangue e ninguém dança pelado. “Todos os ritos são baseados no amor próprio e no respeito. Ficamos na dúvida do que fazer e chegamos a conclusão de mostrar como é um casamento”, diz.

Quando ela sugeriu a simulação ao noivo, recebeu o pedido. “Ele falou porque a gente não faz para valer?”

O Alameda Festival começa às 9h e se entende até 20h40, com entrada franca, no Teatro de Arena do Horto Florestal.

Nos siga no Google Notícias