ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Com aula em contêiner, escola rural faz pouco das dificuldades e vira modelo

Aline dos Santos | 16/09/2011 11:25

Filhos e filhas de trabalhadores rurais ganham oportunidade de futuro

Além da grade curricular tradicional do ensino fundamental, os estudantes têm aulas diversificadas. (Foto: João Garrigó)
Além da grade curricular tradicional do ensino fundamental, os estudantes têm aulas diversificadas. (Foto: João Garrigó)

Ter aulas em um contêiner abrasador no Verão, gelado no frio e onde entra água nos dias de chuva seria uma barreira intransponível em qualquer escola. Mas a 30 km de Campo Grande, um colégio municipal fez pouco das dificuldades e virou modelo, oferecendo aos filhos e filhas de trabalhadores rurais uma oportunidade de futuro.

No distrito de Rochedinho, a escola Barão do Rio Branco faz pulsar a pequena vila de 67 famílias, quatro bares e quatro igrejas. Vindos de fazendas, chácaras e assentamentos, os cem alunos começam o dia com pão, leite ou suco. Enquanto o refeitório não é construído, o desjejum é servido no centro comunitário. As aulas vão das 8h às 15h, com intervalos para lanche e almoço.

Além da grade curricular tradicional do ensino fundamental, os estudantes têm aulas sobre cultivo de horta, jardinagem, oficina de rádio, aulas de informática, produzem o jornal da escola, participam de um projeto de coleta seletiva e reciclagem. E ainda sobra fôlego para aula de violão, leitura, exibição de filme e atividades na quadra.

A receita de como tirar o máximo do mínimo vem do diretor Ernestino Antônio de Oliveira, há quatro anos à frente da escola. “Nada é feito sem a participação do aluno. Tudo é pensado para o aluno. Ele é o mais importante”, ensina.

Num campo cada vez mais hightech, a sala de informática, com acesso a internet, é o xodó dos adolescentes. No local também está o equipamento de rádio, que faz a diversão na hora do intervalo.

No comando do microfone, estava Ivonice Rodrigues dos Santos, de 11 anos. “A gente escolhe as musicas, dá recados”, explica a aluna do sexto ano, que mora em uma das fazendas da região.

Última a descer do ônibus que sai do colégio em direção à Capital, Gislaine Garcetes, de 16 anos, conta com uma vantagem em relação aos colegas. Mais próximo de Campo Gande, ela tem internet na chácara. “Uso o notebook do meu padrasto. Faço pesquisa sobre as matérias”, afirma. Na escola, a atividade preferida é o trato com a terra. “Gosto de plantar, cuidar da horta”.

Duas salas de aula são de estrutura metálica e temperatura varia conforme condições climáticas. (Foto: João Garrigó)
Duas salas de aula são de estrutura metálica e temperatura varia conforme condições climáticas. (Foto: João Garrigó)

Encaixotados - Na escola modelo, a reclamação fica para as estruturas metálicas transformadas em duas salas de aula e uma sala de professores. Nesta última, alem dos ventiladores de teto e climatizadores, foi instalado um ar-condicionado cedido pela direção. A estrutura tem um ano.

As salas de aulas são mais antigas e já completam três anos. É aguardada uma reforma, com troca de porta, substituição das janelas que não fecham e permitem a passagem da chuva, além da colocação de potentes ares-condicionados de 30 mil Btus.

Por hora, o refresco vem dos ventiladores e climatizadores. Também será construída uma biblioteca e instalado um telecentro, para que a comunidade tenha acesso gratuito à internet.

Escola de sonhadores - Ao chegar à escola Barão do Rio Branco – fundada em 1937 a pedido do fazendeiro Alceu Tavares - o diretor não se deixou abater pelo estado do imóvel, cuja última pintura datava da década de 60. Como quem sabe faz a hora e não espera acontecer, formou uma grande equipe , apostando em parcerias e dedicacão

Enquanto a merendeira Dorinha comanda as panelas, garantindo o cardápio predileto da meninada, com arroz carreteiro, salada e feijão; o professor Francisley Galdino da Silva tenta diversificar as fontes de conhecimento, com destaque para a produção do informativo Barão, que tem circulação bimestral.

O jornal de quatro páginas surgiu de um problema. A escola quer melhorar os índices de leitura e interpretação de texto. “Poderia mandar fazer redação, mas aí, só o professor lê. Para fazer o jornal, os alunos precisam estudar e aprender sobre os temas, com responsabilidade de escrever algo que todos vão ler”, enfatiza. O informativo é distribuído nas reuniões de pais.

Os textos informam sobre projetos das escolas, comportamento, práticas no campo, além de entrevista com profissionais que passaram pela colégio e moradores da região.

Primeiros passos - Lecionando para o primeiro e segundo ano, Luciane Souza afirma que o começo da alfabetização exige mais dos alunos que vivem no campo. “Por não terem tido muito contato com gibis, revistas, livros”, conta a professora, interrompida a todo instante pelos pequenos estudantes, ávidos em saber se estavam acertando a lição.

Na sala decorada com alfabeto e calendários coloridos, Miguel, de 6 anos, conta que já sabe escrever o nome e que o recreio é a hora preferida. A explicação é justa. “Porque é a hora de brincar”.

Ezequiel aprendeu a tocar violão e já compôs cinco músicas. (Foto: João Garrigó)
Ezequiel aprendeu a tocar violão e já compôs cinco músicas. (Foto: João Garrigó)

Frutos da boa vontade – As parcerias também permitiram que uma horta brotasse nos fundos da escola. Nos canteiros, crescem rabanetes, alfaces, cebolinhas que vão dar cores e nutrição à merenda dos estudantes.

As mudas e orientação vieram da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), já o alambrado em torno da plantação é uma parceria com o Rotary Clube de Campo Grande. Em breve, os viveiros também terão plantas medicinais.

Os alunos também são responsáveis por projeto de coleta seletiva. O lixo orgânico vira adubo por meio da compostagem. Enquanto papéis, vidros e latas são vendidos e o dinheiro revertido para confraternização de fim de ano.

Nascida da boa vontade, a oficina de violão também dá frutos. “Quando fiquei sabendo da aula de violão , pensei, vou ser o primeiro a fazer”, conta Ezequiel Hortencia Vieira dos Santos, de 14 anos.

O instrumento musical agora é o parceiro para compor músicas. O desacerto de uma paixão adolescente virou “Cansei de ser bobo”, uma das cinco musicas composta por Ezequiel.

Nos siga no Google Notícias