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Consumo

Banco desrespeita prioridade e idosos esperaram até 40 minutos por atendimento

Agência do Santander voltou a ser autuada por demora excessiva e emissão irregular de comprovantes

Tainá Jara | 21/01/2020 14:22
Tempo de atendimento na agência do Santander superava os 15 minutos estabelecidos por lei (Foto: Divulgação/Procon-MS)
Tempo de atendimento na agência do Santander superava os 15 minutos estabelecidos por lei (Foto: Divulgação/Procon-MS)

Agência do banco Santander voltou a ser autuada pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) por demora excessiva no atendimento e emissão irregular de comprovantes. Desta vez, os problemas foram verificados na unidade da Rua Marechal Rondon, região central de Campo Grande, não respeitou as regras para clientes preferenciais e idosos com mais de 60 anos esperaram cerca de 40 minutos para solicitar serviços.

Em novembro do ano passado, agência do banco, na rua Ceará, foi denunciada por problemas semelhantes. Na ocasião, os fiscais encontraram comprovantes de entrada com datas erradas, tempo de espera acima do permitido e falhas nas placas de atendimento prioritário.

Na Marechal Rondon, as pessoas que se dirigiram à agência denunciaram demora excessiva no atendimento, extrapolando os 15 minutos em dias de expediente normal, o que contraria a Lei estadual 2 085, de fevereiro de 2000. Em alguns casos, a espera superou 30 minutos para atendimento em caixas.

Além disso, outras irregularidades foram anotadas. Houve, por exemplo, emissão manual de senhas para atendimento em mesas sem respeitar as prioridades determinadas por Lei. Clientes preferenciais, neste caso maiores de 60 anos, tiveram de permanecer em fila de atendimento convencional, inclusive, com demora de 38 minutos, havendo casos em que pessoas com senhas manuais posteriores, serem atendidas antes.

Também recorrente, a emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível foi, mais uma vez, foi flagrada. As irregularidades voltam a ocorrer mesmo após o Procon Estadual ter realizado reuniões com representantes da rede bancária no sentido de orientar tomadas de decisões para o bom relacionamento com os clientes.

Em nota, o Santander afirmou "que está sempre investindo em melhorias para o atendimento aos clientes nas suas agências".

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