ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Consumo

Miojo com lagosta, farofa de Fandangos e 3 livros para quem mora sozinho

Evelise Couto | 03/04/2015 07:13
Livros para quem é solteiro e enfrenta a cozinha.
Livros para quem é solteiro e enfrenta a cozinha.

Para quem não sabe, o blog Casa de Um começou quando eu passei a morar sozinha. Caçula que sou e morando sempre com minha mãe, eu era uma verdadeira negação em tudo que se dizia a respeito de cuidar de uma casa e de mim mesma. Não que a situação tenha melhorado muito de lá pra cá, mas posso afirmar que mudou bastante.

Logo na primeira semana quando, na tentativa de lavar o piso branquinho da cozinha, eu fiz um mar de espuma e não conseguia de jeito nenhum fazer com que ele acabasse, era oficial: eu precisava aprender a me virar. Como escrever, além de ser o principal engenho da minha vida profissional, era sempre uma atividade muito terapêutica para mim, comecei a colocar na ponta do lápis tudo aquilo que eu não sabia e precisava aprender e assim reunir material para que eu pudesse me virar bem. Assim nasceu o blog, à base de muita pesquisa e troca de experiências.

A internet (essa linda que eu tanto amo) sempre me ajudou muito, mas visitando livrarias, volta e meia encontro achados que acabam me ajudando nessa jornada. Indico hoje, então, três leituras muito úteis que eu acredito que também quebrarão muitos galhos para vocês.

1. Dicas Incríveis - Truques e Segredos Para Facilitar Seu Dia a Dia (Sueli Rutkowski) - se você assiste ao Programa da Eliana na TV, já deve ter visto a autora dando dicas bem bacaninhas para a sua casa. No livro, a consultora doméstica reuniu várias delas em diversas modalidades. Por exemplo, você sabia que vinagre é ótimo para limpar computadores e eletrodomésticos que estejam amarelados? Ah, e que tal aprender a cozinhar feijão utilizando uma garrafa térmica ou fazer um bolo usando sal de fruta? Tem ainda receitas de pudim de macarrão instantâneo, farofa de Fandangos e até de lasanha de chocolate! Como eu disse, tem dicas super variadas, que vão desde receitas e truques de cozinha, a dicas de limpeza e sugestões para festinhas em casa.

2. Meu Miojo - Receitas e Histórias (diversos autores) - Nesse livro, 14 chefs renomados contam suas histórias com o famoso macarrão instantâneo e dão suas receitas especiais usando o ingrediente, mostrando que comer Miojo pode ser sim uma experiência diferente e requintada! O livro lembra um caderninho de receitas feito à mão, com as receitas escritas em letra cursiva. Um mimo! As receitas também são super especiais. O chef francês EmmanoelRassoleil ensina a fazer uma salada crocante de miojo cru ao toque oriental, enquanto o brasileiro Felipe Sica dá o passo a passo de um miojothai com filé e brócolis, apenas para citar alguns exemplos. Tem até versões chiquérrimas do nosso amado macarrãozinho com lagostas, camarões e inclusive foiegras (que eu não gosto, mas espia que chique isso! rs…) ! O livro vale muito para quem não abre mão dessa invenção japonesa que há mais de 50 anos salva Casas de Um do mundo todo!

3. Cozinha para 2 - Receitas Sem Fogão, Sem Complicação (Carol Thomé e Duca Mendes) - Meu coraçãozinho se encheu de amor quando eu vi esse livro pela primeira vez! Primeiro porque eu adoro o trabalho do casal Carol e Duca em seu canal de gastronomia no Youtube, o Cozinha Para 2; segundo porque eu não ia mais precisar ir à caça na Internet toda vez que eu quisesse fazer uma receitinha fácil aqui em casa, com o livro eu tenho tudo ao alcance da minha mão! Comemoremos! Já fiz diversas receitas do casal e todas deram super certo e o mais legal, todas elas para gente que, como eu, não têm a menor intimidade com o fogão. Ah, e sim, eu sei que o livro é de receitas para duas pessoas, mas quem é que não recebe uma visitinha em casa? Além do mais, você pode seguir a mesma receita em escala menor, apenas para você.

E você, tem algum livro de cabeceira que te ajuda nesse dia a dia de morar sozinho? Não deixe de mandar sua sugestão lá na fanpage do Casa de Um

*Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e criadora do blog Casa de Um

Nos siga no Google Notícias