ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 18º

Diversão

Em filme de Ney Matogrosso, MS fica apenas no detalhe

Cantor é de Bela Vista, mas cidade não é citada, Campo Grande aparece em uma fala

Por Natália Olliver | 01/05/2025 21:00
Em filme de Ney Matogrosso, MS fica apenas no detalhe
Filme retrata cidade onde artista nasceu e viveu sem dizer onde é (Foto: Natália Olliver)

O filme de Ney Matogrosso, 'Homem com H', estreou nesta quinta-feira (1º) nos cinemas, mas, apesar de o cantor ser sul-mato-grossense, ter nascido e vivido a infância em Bela Vista, o longa traz o Estado apenas nos detalhes. Na tela, as palavras "Vila Militar 1949" iniciam a história, mas não deixam claro onde é o local.  Só sabe quem conhece a origem dele ou já leu a história do artista.

Mais para frente na trama, o nome da capital de Mato Grosso do Sul aparece na fala do pai de Ney, Antônio Matogrosso Pereira, quando ele diz que precisará dar o braço a torcer, voltar para Campo Grande e dizer à esposa, Beita de Souza Pereira, que estava errado sobre o rumo da vida do filho. Na ocasião, ele vai até o Rio de Janeiro ver a carreira de Ney, que resolveu ingressar na Aeronáutica.

Em filme de Ney Matogrosso, MS fica apenas no detalhe
Ney na sala com os pais Antônio Matogrosso e Beita de Souza Pereira (Foto: Natália Olliver)

Depois de sair, ainda novo, da casa onde morava com a família, ele vive uma vida "nômade", passando por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. É nessa época que Ney de Souza Pereira muda o nome e pega emprestado o sobrenome do pai para se consagrar como Ney Matogrosso.

Interpretado por Jesuíta Barbosa, o filme conta a história de Ney desde a infância em Bela Vista até grande parte da trajetória na música. Aliás, o longa retrata como era a relação com o pai, que era militar, e os envolvimentos amorosos com símbolos da música nacional como Cazuza, com quem teve um longo romance "sem status". O filme também cita Raul Seixas.

Em filme de Ney Matogrosso, MS fica apenas no detalhe
Em filme de Ney Matogrosso, MS fica apenas no detalhe
Na foto de cima Ney com Cazuza já doente, na de baixo, Ney com Marco de Maria (Foto: Natália Olliver)

Fluido e à frente do seu tempo, Homem com H mostra como foi para o cantor trilhar a própria história e ser um dos maiores artistas da música brasileira.

O filme também retrata a chegada do vírus da AIDS e as mortes que cercaram Ney, inclusive a do próprio Cazuza e do namorado Marco de Maria. Falando nisso, Ney aparece dirigindo o último show de Cazuza e dizendo para ele fechar o espetáculo com o hit O Tempo Não Para.

A música está sempre presente nos momentos difíceis. Quando Cazuza e depois Marco morrem, ele apresenta um show visivelmente abalado, mas firme de que a arte o seguraria. Antes disso, quando o pai morre, ele interpreta a música do cantor carioca Cartola, A Vida é um Moinho.

Em filme de Ney Matogrosso, MS fica apenas no detalhe
Apresentação após morte de Marco de Maria, namorado de Ney Matogroso (Foto: Natália Olliver)

Nessa época, Antônio chega a confessar ao filho que foi duro demais durante toda a vida por querer que ele fosse "homem". O roteiro deixa claro o descontentamento do pai e a aversão a qualquer coisa artística. "Não quero filho artista. Filho meu não vai ser viado", ele diz em uma das cenas.

Para desafiar o pai, Ney até tentou seguir carreira na Marinha, mas logo partiu para o coral, depois para o teatro e, por último, para os palcos. Um espírito livre, o artista rompe com expectativas e com o pudor imposto. O longa de 2 horas é dirigido e roteirizado por Esmir Filho, e tem no elenco Bruno Montaleone, Julio Reis e Rômulo Braga.

Homem com H nas telinhas

Quem quiser prestigiar o filme nesta sexta-feira(2) tem sessão no Cinépolis (Shopping Norte e Sul) às 13h30, 16h15, 19h e 21h45. Já no Cinemark (Shopping Campo Grane) os horários são: 12h20, 15h20, 18h10 e 21h20. No UCI (Shopping Bosques dos Ipês) há sessões às 14h10, 16h45, 19h20 e 21h55.  Os horários são os mesmos durante o sábado e domingo.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias