ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Escolas de samba fazem esquenta em bairros e Lienca abre programação do Carnaval

Paula Maciulevicius | 25/01/2014 07:40
Esquentas e pré-carnavais começam neste domingo e terminam só dia 22 de fevereiro. (Foto: Arquivo)
Esquentas e pré-carnavais começam neste domingo e terminam só dia 22 de fevereiro. (Foto: Arquivo)

No calendário o Carnaval é só em março, mas nas quadras das escolas já têm samba desde agora. O esquenta começa, oficialmente, neste domingo, quando o ritmo toma conta da Cidade do Natal. A partir das 18h, a escola “Deixa Falar”, junto dos grupos de samba Tawanda e Mistura de Raça faz o “Esquentando os Tamborins”, nos altos da avenida Afonso Pena.

A iniciativa de transformar a cidade do bom velhinho em Carnaval é dar um destino ao local além das festividades do Natal. Para quem está do outro lado tentando emplacar o Carnaval em Campo Grande, a mudança de endereço é pra lá de significativa.

“Estamos em busca de um novo público, sem ser só das famílias de quem desfila. E vai ajudar muito pelo fato da avenida Afonso Pena já ter um público cativo”, avalia o presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), Eduardo de Souza Neto.

A programação na Cidade do Natal inclui o esquenta deste domingo e o lançamento oficial do Carnaval de Campo Grande, no domingo, dia 2 de fevereiro, também às 18h, com a participação de todas as escolas de samba.

Ensaios - Mas até lá, dá para ir treinando o samba nos ensaios abertos da bateria e dos grupos nos bairros da Capital de sexta a domingo. O presidente da escola de samba Vila Carvalho, José Carlos de Carvalho, contabiliza nove meses de preparação. É terminar um Carnaval para começar a pensar no outro.

Pré-carnavais acontecem dos dias 7 a 22 de fevereiro nas quadras das escolas de samba.
Pré-carnavais acontecem dos dias 7 a 22 de fevereiro nas quadras das escolas de samba.

“Nós estamos ensaiando desde abril. Os campo-grandenses já estão no ritmo sim, em outubro e novembro, o bicho pegou, isso quebra aquela de que Carnaval é só em janeiro”, coloca.

Este ano o samba enredo é “Minha madrinha Mangueira, sou verde e rosa de corpo, alma e coração. Carvalho Mangueira uma só nação”, com ensaios dos grupos nos finais de semana e só da bateria de terça à quinta. O barracão da Vila Carvalho fica na rua Joaquim Manoel de Carvalho, com ensaios de sexta a domingo, a partir das 19h. Neste sábado tem a participação de Bibi do Cavaco, Juci Ibanez e no domingo, o ensaio da bateria.

A responsável pelo esquenta deste domingo, “Deixa Falar”, está com o Centro Comunitário do bairro Coophatrabalho de portas abertas, para quem quiser sambar. As atividades começam às 19h na quadra da escola, sempre de sexta a domingo.

Com o enredo “Aquarela pantaneira, uma viagem a céu aberto”, o diretor de criação da escola, Alan Coelho Catarineli, frisa que o público fiel já está no ritmo desde o ano passado. “Não espera somente esse período não, é ensaio no centro e na nossa sede”, explica.

O Centro Comunitário fica na avenida Florestal, do bairro Coophatrabalho.

A “Igrejinha” chega este ano homenageando o carnavalesco Valdir Gomes. O samba enredo “Quando se ilumina a avenida, o luxo, o brilho e as cores desfilam na genialidade de Valdir Gomes” já dá para ser ensaiado de sexta a domingo, a partir das 17h30, no prolongamento da avenida Ernesto Geisel, na Associação da Comunidade Tia Eva.

Pré-Carnaval - A prévia dos desfiles pode ser acompanhada a partir do dia 7 de fevereiro. O calendário da Liga encerra os pré-carnavais no dia 22 de fevereiro, confira:

7 de fevereiro

Escolas: Gres Cinderela Tradição do José Abrão, Gres Estação Primeira do Taquarussu e Gres Unidos do São Francisco
Local: Conjunto José Abrão
Horário: 19h30

8 de fevereiro

Escolas: Gres Igrejinha
Local: prolongamento da avenida Ernesto Geisel, em frente ao CTG Farroupilha
Horário: 19h30

14 de fevereiro

Escolas: Gres Os Catedráticos do Samba
Local: Praça do conjunto Ana Maria do Couto, prolongamento da avenida Júlio de Castilhos
Horário: 19h30

15 de fevereiro

Escolas: Gres Unidos do Cruzeiro e Gres Unidos do Aero Rancho
Local: Conjunto Estrela do Sul, no Centro Comunitário
Horário: 19h30

21 de fevereiro

Escolas: Gres Unidos da Vila Carvalho
Local: Quadra da escola da Vila Carvalho, rua Joaquim Manoel de Carvalho
Horário: 19h30

22 de fevereiro

Escolas: Gres Deixa Falar
Local: Centro Comunitário do Coophatrabalho, avenida Florestal
Horário: 19h30

Nos siga no Google Notícias