ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Festeiros terão 15 minutos para realizar Banho de São João

Decreto municipal liberou o ritual por 15 minutos e limitado a cinco pessoas

Bárbara Cavalcanti | 22/06/2021 11:29
Momento em que fiéis dão banhos nos santos, no Rio Paraguai. (Foto: Diário Corumbaense)
Momento em que fiéis dão banhos nos santos, no Rio Paraguai. (Foto: Diário Corumbaense)

As celebrações do tradicional Banho de São João, em Corumbá e Ladário, poderão acontecer apenas por 15 minutos. O uso de máscara é obrigatório.

De acordo com publicação no Diário Oficial do município, cada festeiro poderá realizar o ritual do Banho do Santo de forma individual ou com no máximo cinco acompanhantes, durante 15 minutos nos dias 23 e 24 de junho. Todos deverão estar de máscara.

Ainda de acordo com o decreto, o ritual poderá ser realizado entre 05h e 21h, já que o município conta com toque de recolher. O acesso à Prainha do Porto será controlado por agentes de trânsito e pela Guarda Municipal local, além de servidores da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico.

O último artigo do decreto ainda proíbe a comercialização de bebidas e alimentos por comerciantes ambulantes e proprietários de barracas na Prainha do Porto Geral e região próxima.

O Banho de São João recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil. O título reconhece a importância de uma das maiores festas populares de Mato Grosso do Sul, famosa pelo levantamento do Mastro de São João, roda de Cururu e Siriri, alvoradas, procissões, cortejos, novenas e, claro, pelo banho do santo no Rio Paraguai. A festa, que tem o ápice em dia 23 de junho, remete ao batismo de Jesus feito por João Batista nas águas do Rio Jordão.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias