Campo Grande recebe 1º evento sobre Gestalt-terapia e saúde mental
Primeira jornada em Mato Grosso do Sul reunirá profissionais e estudantes

A saúde mental segue como uma das maiores preocupações dos brasileiros, especialmente após o aumento dos casos de ansiedade, depressão e sofrimento emocional registrados nos últimos anos. Nesse cenário, Mato Grosso do Sul receberá, pela primeira vez, um evento dedicado exclusivamente à Gestalt-terapia, abordagem psicoterapêutica reconhecida por valorizar a presença, os vínculos e a responsabilidade no cuidado com o outro.
“Vivemos um tempo em que as pessoas estão sobrecarregadas e engolidas pelas suas rotinas, imersas em diferentes tipos de sofrimento emocional, o qual passou a fazer parte da rotina de muitas famílias como se fosse “normal” se sentir mal e ter que lidar com esses sofrimentos. Criar um espaço de diálogo qualificado sobre saúde mental é uma responsabilidade coletiva. A Jornada nasce com o intuito de fortalecer vínculos entre profissionais e, sobretudo, para que a população sul-mato-grossense tenha acesso a práticas terapêuticas mais humanas, e sensíveis ao nosso contexto, acolhendo de forma ética as vivências humanas.”, destaca Ana Maria Del Grossi Mota, psicóloga clínica, doutora em Psicologia da Saúde e uma das organizadoras da 1ª Jornada de Gestalt-terapia de Mato Grosso do Sul.
As inscrições já estão abertas e o evento será realizado no dia 15 de agosto, em Campo Grande. O encontro reunirá profissionais da Psicologia, estudantes e pesquisadores para debater temas que atravessam diretamente a vida da população, como saúde mental, relações humanas, sofrimento contemporâneo e o acesso a práticas terapêuticas qualificadas.
A Gestalt-terapia é uma das abordagens humanistas mais utilizadas no Brasil e integra a formação de milhares de psicólogos. Seu foco na experiência do presente, na construção de vínculos e na compreensão do sujeito em seu contexto tem se mostrado especialmente relevante diante de fenômenos atuais, como o aumento dos transtornos relacionados ao estresse, a sobrecarga emocional de profissionais de diversas áreas, os impactos psicológicos da hiperconectividade, a fragilização das redes de apoio e o crescimento da procura por psicoterapia em Mato Grosso do Sul.
A programação abordará temas como a história da Gestalt-terapia no mundo, no Brasil e em Mato Grosso do Sul; os fundamentos filosóficos que sustentam a prática clínica; os desafios da saúde mental nas políticas públicas; questões contemporâneas, como ansiedade, solidão, luto, sobrecarga e sofrimento social; além das dificuldades enfrentadas por grupos minoritários, como a população LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais, pansexuais e não binárias).
Os debates também abordarão a importância dos vínculos e da comunidade no cuidado psicológico, temas que dialogam diretamente com questões presentes em famílias, escolas, empresas e serviços de saúde públicos e privados.
Serviço
1ª Jornada de Gestalt-terapia de Mato Grosso do Sul – Entre rios, vazantes e encontros.
- Data: 15 de agosto de 2026
- Local: Campo Grande – MS.
- Público-alvo: psicólogos, estudantes, profissionais da saúde e interessados em saúde mental.
- Link para inscrição
- Instagram oficial do evento: @jornadagtms
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

