ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Faz Bem!

Para reduzir câncer de mama, hospital público tem estrutura de 1º mundo

Hospital de Câncer de Barretos surpreende pelo atendimento e de alto padrão

Informe Publicitário | 18/10/2017 07:20
Estrutura e equipamentos do Hospital são referência no Brasil. (Foto: Marcos Ermínio)
Estrutura e equipamentos do Hospital são referência no Brasil. (Foto: Marcos Ermínio)

A surpresa é inevitável para quem entra pela primeira vez na unidade de Campo Grande do Hospital de Câncer de Barretos. Apesar do atendimento ser 100% pelo SUS, a estrutura é de primeiro mundo, realidade bem distante do que a população está acostumada a encontrar em hospitais públicos. A diferença é percebida já pelas instalações, de arquitetura moderna e higiene impecável. Também não há filas ou equipamentos obsoletos. O investimento privado garantiu a Campo Grande um exemplo de cuidado com a saúde das pessoas. 

Hoje, além de referência quando o assunto é uma das doenças mais temidas da atualidade, o Hospital de Câncer de Barretos também é a certeza de prevenção entre as mulheres. Com aparelhos de última geração, ficou mais fácil diagnosticar na fase inicial o câncer de mama, por exemplo, o que tem assegurado a cura na maioria dos casos.

No Outubro Rosa, a maioria no saguão de espera do hospital é feminina. Mas apesar da presença delas, as campanhas de alerta no mês de prevenção não surtem o efeito esperado. A capacidade de atendimento é muito maior do que as 200 consultas e os 700 exames realizados mensalmente.

Por isso, até busca ativa de pacientes é feita pela equipe, para conscientizar mulheres entre 40 e 69 anos sobre a importância da mamografia. Com auxílio de agentes comunitários de saúde, é feito rastreamento e depois visitas às mulheres nessa faixa etária, para recomendar o exame.

Oncologista Thiago Braga diz que até vergonha afasta mulheres de exame.
Oncologista Thiago Braga diz que até vergonha afasta mulheres de exame.

O Hospital de Câncer de Barretos trabalha com o lema "Pequenas escolhas podem salvar sua vida" e recomenda: "Escolha prevenir". O descuido com a rotina de exames acaba potencializando os efeitos da doença que atinge quase 60 mil pessoas todos os anos no Brasil. 

A rotina de exames é um dos indicativos do perigo que as mulheres correm. Entre 50 que procuram atendimento na unidade de Campo Grande, em 10 o resultado é positivo para câncer de mama, o que representa 20% das avaliações.

O mamógrafo utilizado para o diagnóstico é o maior aliado no trabalho da equipe. Digital, o aparelho garante a visualização até de pequenas alterações, muitas vezes nem sequer vistas pelo ultrassom. Assim, é possível tratar precocemente, evitando que a doença avance e mate.

"Esse é o maior problema no combate á doença. Muitas mulheres negligenciam a prevenção e quando descobrem já estão em estágio avançado. Vemos até casos de pessoas mais velhas que não procuram por vergonha de fazer a mamografia", comenta o oncologista Thiago Braga. O mesmo ocorre com o preventivo que detecta câncer de colo do útero, diz o especialista, exame recomendado para todas as mulheres que já tiveram relação sexual.

Consultórios e equipamentos são todos novos.
Consultórios e equipamentos são todos novos.
No saguão, a maioria é mulher.
No saguão, a maioria é mulher.

Para facilitar o acesso, as consultas e exames podem ser agendadaos pelo telefone (67) 3304-6600, entre 7h é 16h, diariamente. Quatro atendentes estão disponíveis para repassar informações e solucionar dúvidas.

A mamografia é rápida, demora só 15 minutos em média. Caso apareça algum nódulo, a paciente é encaminhada para consulta com mastologista e o material é colhido ali mesmo no hospital, para ser enviado à biópsia. 

O atendimento é garantido a todas pessoas que possuem cartão do SUS. Basta ligar ou ir até o Hospital de Câncer de Barretos, que fica na Avenida Vereador Thyrson de Almeida, 3103, no Bairro Aero Rancho. 

Hospital de Câncer de Barreto fica na Avenida Vereador Thyrson de Almeida, 3103, no Bairro Aero Rancho.
Hospital de Câncer de Barreto fica na Avenida Vereador Thyrson de Almeida, 3103, no Bairro Aero Rancho.
Nos siga no Google Notícias