ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Personal trainer e doula, Renata criou método de treino para gestação e parto

Ela é educadora física e doula e elaborou projeto para auxiliar as mães antes, durante e depois do parto

Alana Portela | 10/01/2020 06:41
Posição "caranguejo" é um dos exercícios ensinados na aula (Foto: 9 meses - Treinando para o Parto)
Posição "caranguejo" é um dos exercícios ensinados na aula (Foto: 9 meses - Treinando para o Parto)

Após ter experiência ruim no primeiro parto, a educadora física Renata Balle resolveu criar um projeto de treinamento para auxiliar as mães durante a gestação com exercício, drenagem e doulagem. Chamado “Método Balle de Treinamento para Gestantes”, as técnicas ajudam a melhorar a respiração e ensinam até posições para aliviar a dor durante o trabalho de parto.

“O objetivo principal é o parto natural e também ajudar a mãe a relaxar e ter a percepção natural dos movimentos que pode fazer”, explica. O projeto surgiu em 2015, após Renata perceber a falta de conhecimento por parte das gestantes para ter um parto tranquilo, sem muita dor e medo.

Depois da experiência do nascimento do primeiro filho, Renata decidiu realizar pesquisas e fazer o curso de doula. “Estudei muito sobre isso porque não estava preparada para dar à luz, nem emocionalmente, nem com informações”, lembra.

Posição de relaxamento para ajudar a gestante a se movimentar melhor na hora do parto (Foto: 9 meses - Treinando para o Parto)
Posição de relaxamento para ajudar a gestante a se movimentar melhor na hora do parto (Foto: 9 meses - Treinando para o Parto)

Ela conta que na época que foi internada no hospital com contrações, o médico tentou acelerar o parto e isso a fez optar pela cesariana. “Mas, me arrependi depois. O pós-cirúrgico foi ruim, senti muita dor e por conta da falta de informação, me senti culpada e quando a gente se culpa, as coisas ficam mais difíceis. Isso traz consequências”, afirma.

Quando engravidou pela segunda vez, Renata já estava mais ciente e misturou o conhecimento de educadora física com as pesquisas que realizou. Desta forma, conseguiu ter um parto mais tranquilo. “Foi rápido e eu sabia as posições para diminuir a dor”, diz.

Vendo que o método realmente havia dado certo, as amigas começaram a pedir a ajuda de Renata para se prepararem também. Percebendo a necessidade das outras mães, ela resolveu criar o projeto e compartilhar as técnicas com as outras gestantes para enfrentarem essa nova fase da vida.

Em Campo Grande, Renata abriu um espaço onde dá aula às clientes e cuidadosamente ensina todas se prepararem para o momento mais importante de sua vida. No local, ela acolhe as gestantes deixando-as à vontade para conhecer o próprio corpo. “Dou liberdade para entenderem o organismo delas”.

Cada treino é diferenciado e foca na necessidade da grávida. “É uma preparação individual. Se a mulher já faz exercícios, pode continuar fazendo. Contudo, se for sedentária, o médico pede licença de três meses. Trabalhamos com a preparação da pele, relaxamento, respiração”, explica.

O treino auxilia até mesmo na recuperação do pós-parto, pois trabalha com amplitude dos movimentos e exercícios de estabilidade. As técnicas de preparação podem ser realizadas em paralelo com o trabalho de doula na qual Renata acompanha a mãe durante o nascimento do bebê.

O espaço de Renata fica na rua Raul Pires Barbosa, 190 - Chácara Cachoeira.

Serviços - Mais informações pelo contato (67) 99105-1842

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias