ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Games

Arcade Spirits é um game que traz nostalgia e uma história competente

Jorge Miashike | 17/02/2019 07:50
Arcade Spirits, onde você vive as experiências de um jovem sem perspectivas de futuro, até que vê uma oportunidade de trabalhar num arcade.
Arcade Spirits, onde você vive as experiências de um jovem sem perspectivas de futuro, até que vê uma oportunidade de trabalhar num arcade.

Se você nasceu entre os anos de 1980 a 1990 e conheceu fliperamas, seja nos botecos insalubres ou os de Shopping Center, com certeza pensou um dia em trabalhar num lugar assim. É justamente essa a proposta do jogo Arcade Spirits, onde você vive as experiências de um jovem sem perspectivas de futuro, até que vê uma oportunidade de trabalhar num arcade.

Arcade Spirits foi desenvolvido pela Fiction Factory Games e distribuído pela PQube Limited. Trata-se de um jogo no estilo visual novel, game que consiste em muitos diálogos e suas escolhas decidem o andamento da história. O título se passa no ano 20XX, o protagonista da história se chama Ari Cader, entretanto você pode colocar o nome que quiser e ainda customizar, de forma limitada, o personagem.

No game, os ótimos desenhos dos personagens são da artista Molly Nemecek, eles possuem boa expressividade e conseguem passar exatamente o sentimento que o momento exige, com ou sem uma voz. A dublagem é um destaque nesse jogo, pois há a presença, por exemplo, de Mark Meer, mais conhecido por seu trabalho nos jogos da série Mass Effect no papel de Comandante Shepard.

Os menus e hud de Arcade Spirits são bem claros e intuitivos, você pode acessá-los através do teclado ou do mouse. Há opções para salvar, carregar o jogo, ver suas conquistas, mexer no áudio do game, configurar a velocidade dos textos e é possível ver todos os diálogos já transcorridos, é ótimo para relembrar alguma passagem que não ficou clara, não influenciando nas escolhas já feitas.

Arcade Spirits foi desenvolvido pela Fiction Factory Games e distribuído pela PQube Limited
Arcade Spirits foi desenvolvido pela Fiction Factory Games e distribuído pela PQube Limited

Suas decisões e a escolha do personagem com quem você vai mais interagir irá decidir seus rumos na história. O enredo da aventura é bastante interessante, principalmente por quem se interessa por histórias de fliperamas, pois há diversas curiosidades. Em determinada parte do jogo, há um comentário sobre as diferenças das máquinas japonesas e ocidentais, além da questão do design do gabinete de um game específico.

A trilha sonora de Arcade Spirits consegue trazer a ambientação da época com a música remetendo aos anos 90, levando o jogador a entrar no clima dos fliperamas, mérito do compositor Greg Mirles.

Ao mesmo tempo em que o foco do título envolve muita nostalgia, o game também contextualiza o jogador nos tempos atuais em que as redes sociais são muito importantes. Apesar de ser um game voltado para um nicho bem específico, ele é algo que qualquer jogador pode dar uma chance por ter uma história que remete a filmes das décadas previamente citadas, além disso, não se trata apenas de um punhado de referências, Arcade Spirits consegue ir além ao dosar o humor e drama, com pitadas de fantasia.

Com certeza um título empolgante para fãs do anime High Score Girl e dessa cultura gamística.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames. A coluna de games do Lado B tem o apoio do Expo Video Game.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

A trilha sonora de Arcade Spirits consegue trazer a ambientação da época com a música remetendo aos anos 90.
A trilha sonora de Arcade Spirits consegue trazer a ambientação da época com a música remetendo aos anos 90.
Nos siga no Google Notícias