ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Games

Microsoft faz ofensiva com realidade misturada, aluguel de jogos e indies

Edson Godoy | 07/03/2017 12:00
O óculos de realidade misturada da Acer, que funcionará com os consoles da linha Xbox e PC’s.
O óculos de realidade misturada da Acer, que funcionará com os consoles da linha Xbox e PC’s.

A Microsoft tem plena consciência de que na atual geração, quem está se dando bem é a Sony e seu PlayStation 4. Enquanto o Xbox One ultrapassa agora a marca de 28 milhões de consoles vendidos pelo mundo – 29% do mercado, o Playstation 4 já superou a marca de 54 milhões – 54% (fonte: vgchartz). Diante desse cenário adverso, a empresa de Bill Gates a todo momento procura criar formas de chamar atenção sua divisão de consoles. Nas últimas semanas ela fez isso muito bem, com três anúncios que demonstram que a linha Xbox veio para ficar e não entregará os pontos nessa briga.

Para começar, ela anunciou que já em 2018 o Xbox One e o Scorpio (próximo console da empresa) terão softwares e equipamentos de realidade misturada para rodar. Mas o que seria Realidade Misturada? É a combinação de realidade virtual – algo que o PlayStation VR faz – com realidade aumentada – que a Microsoft já está em vias de oferecer com o HoloLens e que a Nintendo faz muito bem com Pokémon Go. Para isso, além do próprio HoloLens, a empresa está fechando parceria com diversos fabricantes para a criação de equipamentos de realidade misturada, incluindo Asus, Dell, HP, Lenovo e 3Glasses, além da Acer, que já está disponibilizando para desenvolvedores o Acer Windows Mixed Reality Development Edition Headset, que conta com dois displays de LCD de 1440x1440 cada e 90Hz de taxa de atualização.

Outro anúncio foi o Xbox Game Pass. Trata-se de um serviço de aluguel online de jogos. Com custo de 9.99 dólares (equivalente a pouco mais de trinta reais), o serviço disponibilizará uma biblioteca de mais de 100 jogos de Xbox One e também retrocompatíveis de Xbox 360, das mais variadas publishers, incluindo grandes como Capcom, Bandai Namco, SEGA, SNK, Warner, e muitas outras, além da própria Microsoft. O CEO da divisão Xbox Phil Spencer, citou jogos como Halo 5 e SoulCalibur II que estarão disponíveis já na fase inicial.

O diferencial do Game Pass é que os jogos não rodarão de uma “nuvem”, mas sim diretamente no console, eliminando assim o risco de instabilidade durante a jogatina. Após serem baixados, os jogos funcionarão enquanto a pessoa manter o status de assinante do Game Pass. Se deixar de assinar, apesar do jogo não rodar mais, os progressos e conquistas permanecerão vinculados à conta do jogador.

Todo o mês novos jogos entrarão no catálogo. Como cereja do bolo, o assinante terá direito a desconto de 20% caso opte por comprar algum dos jogos disponíveis no catálogo do Game Pass (10% no caso das DLC’s). O serviço já está em fase de testes para os membros do Xbox Insider e tem previsão de lançamento geral para o segundo semestre de 2017. Ainda não foi informado se o serviço estará disponível em terras tupiniquins.

Para fechar, a Microsoft resolveu facilitar de vez a vida dos desenvolvedores independentes, com a criação do programa “Xbox Live Creators”. Nele, qualquer pessoa poderá lançar um jogo para Xbox One, Windows 10 e futuramente até para o Scorpio, baseado na UWP – Plataforma Universal do Windows, sem necessidade de aprovação. Para isso, basta aderir ao programa, mediante o pagamento de uma taxa única que varia de 20 a 100 dólares e pronto. Apesar de não necessitar de aprovação, a Microsoft pode remover o conteúdo a qualquer momento, caso entenda oportuno.

Em razão da utilização obrigatória da plataforma UWP, existem claras restrições que impedem a utilização de todo o “poder de fogo” do Xbox One, além de não poderem inserir em seus jogos o sistema de conquistas e jogatina multiplayer. Os jogos serão vendidos em um setor especial da Xbox Live e caso o desenvolvedor queira produzir algo mais elaborado, poderá tentar o programa ID@Xbox, que conta com suporte da própria Microsoft aos desenvolvedores indies, mas que possui exigências maiores para a participação.

Muito bom ver a Microsoft se mexendo para melhorar cada vez mais a família Xbox. A concorrência sem dúvida é a mola que faz com que as empresas invistam cada vez mais em seus produtos, buscando fazer sempre o melhor, com vistas a sobreviver e principalmente vencer nesse disputado mercado de videogames. Quem ganha com isso somos nós. Visite o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no Google Notícias