ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Games

Tem mais videogame do que nunca no período de isolamento social

Ricardo Syozi | 13/04/2021 06:49
Esses números comprovam muito do que a indústria encara diariamente.
Esses números comprovam muito do que a indústria encara diariamente.

A oitava edição da importantíssima Pesquisa Game Brasil (PGB) foi divulgada no início de abril de 2021. Nela, foi ressaltado que o brasileiro aumentou de forma substancial a quantidade de tempo que passa com o hobby do videogame durante essa época de isolamento social em que vivemos.

É claro que há ainda mais informações relevantes sobre o comportamento dos gamers tupiniquins. Segundo a pesquisa da PGB:

  • 72% da população do país jogam jogos eletrônicos;
  • O estudo mostra a ascensão das pessoas de classe média e da base da pirâmide social (C1, C2, D e E) no consumo de jogos, representando 49,7% do jogadores na soma;
  • O smartphone é a plataforma favorita dos brasileiros, com 41,6% da preferência;
  • A maioria dos jogadores se identifica como branca (46%), enquanto pardos e pretos representam 36,7% e 13,6%, respectivamente (50,3%, na soma);
  • Mulheres continuam representando a maioria entre jogadores (51,5%); adultos são o principal público, com 41,1% dos gamers entre a faixa dos 20 aos 29 anos;
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Esses números comprovam muito do que a indústria encara diariamente. Muitas empresas passaram, nos últimos anos, a desenvolver títulos frequentes para mobile, o foco no público feminino vem crescendo consideravelmente, e muito do mercado da nostalgia passou a ser representado pelos grandes nomes da indústria como Sega e Microsoft, já que o público adulto é o mesmo que cresceu com os jogos desde a década de 90.

É importante ressaltar que o mercado de smartphones funciona, especialmente, por ajudar a democratizar ainda mais os games, já que é um item de gigante presença nos lares brasileiros. Títulos como Free Fire e Clash Royal possuem fácil acesso, tanto financeiramente quanto em relação à tecnologia necessária, já que rodam na maioria dos aparelhos atuais. Permitindo que gamers de diferentes faixas etárias e monetárias consigam se divertir com suas jogatinas.

Ao todo, a PGB 2021 entrevistou 12.498 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 7 e 22 de fevereiro de 2021.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no Google Notícias