ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Lado B

Programação do Festival América do Sul será definida com participação popular

Daniel Machado | 13/03/2015 23:59
Auditório ficou lotado durante audiência que debateu rumos do Festival. (Foto: Divulgação)
Auditório ficou lotado durante audiência que debateu rumos do Festival. (Foto: Divulgação)

Ao contrário de edições anteriores, a 12ª edição do Festival América do Sul, prevista para acontecer em Corumbá entre os dias 3 e 7 de junho, será decidida com participação popular.

Pelo menos foi com esse intuito que foi realizada, na noite de ontem (12), uma audiência pública, reunindo toda a classe artística, trade turístico, estudantes, empresários e população em geral no auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Corumbá.

O local ficou lotado e as discussões que se transformaram em propostas elencadas nas mais diversas vertentes artísticas foram registradas em ata. O documento norteará a elaboração da programação do evento que, de acordo com o secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, deverá ser divulgada até o dia 15 de abril.

“Sem participação não vamos a lugar nenhum, existe uma crise de representação que só pode ser enfrentada com transparência, compartilhamento, confraternização para superar as dificuldades”, disse Nery sobre o motivo da realização da audiência pública em Corumbá.

“Queremos levantar todas as expectativas, as propostas incorporadas ao nosso planejamento, nosso projeto. Já conseguimos fazer com que Corumbá seja o local de encontro dos secretários de cultura e de turismo do Brasil. Essa exuberância tem que ser propalada e propagandeada no mundo inteiro. Isso é um encantamento que poucos seres humanos têm acesso. Vamos transformar nesse FAS Corumbá como centro do debate do meio ambiente, da sustentabilidade, da ciência e tecnologia, do empreendedorismo e do turismo”, falou o secretário ao afirmar que o caráter de debates do Festival será retomado.

Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, José Antônio Garcia, “Tanabi”, a audiência devolve ao povo corumbaense um elemento muito importante para a evolução e sucesso do evento.

“Ficamos muito felizes, porque Corumbá sempre esteve apenas cedendo o local, mas agora os segmentos da cultura corumbaense terão voz. Essa abertura que o Governo está fazendo e dando a nós, corumbaenses, a oportunidade de ter a sensação de pertença, de estarmos envolvidos com o Festival América do Sul”, declarou.

Para reforçar essa característica, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, repetiu a solicitação da inclusão do nome da cidade no evento. A sugestão já havia sido comentada com o secretário de Cultura, Athayde Nery, em visita ao gabinete municipal da tarde do mesmo dia.

“Temos que ter o Pantanal, sim, mas reforçar isso que vemos em outros lugares onde o evento carrega o nome da cidade junto, tal como o Festival Literário de Paraty e, também aqui no Estado, o Festival de Inverno de Bonito, além dos internacionais como Festival de Cinema de Berlim”, citou ao ser aplaudido pela platéia.

Reforçar identidade - Paulo Duarte comentou sobre a grande presença de pessoas na audiência como prova da grande vontade de participação do povo e dos artistas do município de forma mais efetiva.

“Nos últimos anos do Festival, a cidade de Corumbá ficou como mero espectador, fazia um evento e a cidade era somente a hospedeira do Festival. Talvez seja através da cultura que é uma linguagem universal que rompe fronteiras, que não tem barreiras que a gente possa efetivamente construir uma cidade, um Estado, um país melhor”, disse ao tornar pública a boa relação que o Governo Municipal vem desenvolvendo com o Governo Estadual.

“Estamos de braços abertos para discutir, dialogar sobre como é que queremos esse Festival. Temos uma relação muito próxima, republicana e faremos cada vez mais e juntos”, afirmou o prefeito corumbaense.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias