ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Apesar do bom momento, hotéis quase não têm gastronomia de MS no cardápio

Elverson Cardozo | 17/06/2014 06:53
Moqueca de pintado é um dos pratos servidos nos hotéis de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Hotel Indaiá)
Moqueca de pintado é um dos pratos servidos nos hotéis de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Hotel Indaiá)

Nem a Copa do Mundo e a presença de turistas em Campo Grande, de passagem por Mato Grosso do Sul, fez com a que a rede hoteleria investisse na gastronomia regional. A maioria dos hotéis da cidade não mudou o cardápio. Continua a oferecer pratos clássicos. As únicas opções com a cara do Estado são à base de pintado.

É o caso do Jandaia, no Centro, um dos principais hotéis da cidade. Nos dois restaurantes da rede são oferecidos vários pratos deles com o peixe. O destaque vai para o Pintado à Pantanal (com molho vermelho, tomate, pimentão). Também tem a conhecida moqueca.

O Exceler, no Amambaí, oferece o pintado a Belle Meunière (com alcaparra, camarão, champignon, batata a vapor) e a opção com molho de maracujá que, além da mistura, leva catupiry. No Novotel, localizado no Jardim Copacabana, a única opção é a muqueca (filé de pintado, pimentão, cebola, cheiro verde, azeite de dendê e pirão), que mais se enquadra na cozinha brasileira. No Grand Park, o único prato regional é o pintado à urucum.

Dentre todos os pesquisados pelo Lado B, o Indaiá, na Avenida Afonso Pena, é a exceção. O cardápio do restaurante foi desenvolvido pela chef de cozinha Vera Menezes, que fez questão de dar destaque à gastronomia regional.

O trabalho levou 6 meses. “Foi feita uma pesquisa de público e testes de aceitação. O hotel não tinha nenhum prato da culinária regional e os hóspedes perguntavam”, conta.

Chef Vera Chaves elaborou novo cardápio do hotel Indaiá. (Foto: Arquivo Pessoal)
Chef Vera Chaves elaborou novo cardápio do hotel Indaiá. (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, quem chega ao Indaiá, pode pedir galinhada com pequi, costelinha de pacu frita, pintado à urucum (filé à milanesa, molho de tomate, molho branco fatias de queijo e mussarela), filé de pintado com amêndoas (molho clássico de manteiga, champignon e lascas de amêndoas), caldo de piranha e a conhecida moqueca de pintado (postas de peixe, leite de coco, tomate, cebola, pimentão – acompanha arroz branco e pirão).

“O nosso é com peixe de rio e não de cativeiro. A diferença é que ele se exercita. A carne não acumula gordura e fica macia”, explica.

Embora o pintado seja encontrado com facilidade nas águas do Estado e represente bem a culinária do Estado, faltam opções na cidade, especialmente na rede hoteleira, avalia Vera.

“Não é muito explorado e hoje a gastronomia está muito voltada ao regionalismo, nessa coisa de valorizar o ingrediente local. Eu sinto falta. Oferecemos pouco”, afirma.

Nos siga no Google Notícias