ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Chopp de mandioca à venda em bares da Capital. Quem topa? Lado B provou

Paula Maciulevicius | 21/03/2014 06:43
O gosto é suave, um chopp mais refrescante, daqueles de matar a sede e cair muito bem num happy hour.
O gosto é suave, um chopp mais refrescante, daqueles de matar a sede e cair muito bem num happy hour.

Chopp de mandioca. É isso mesmo que bares e casas de cerveja da Capital estão oferecendo. Nesta semana o Lado B resolveu sentar e experimentar. A surpresa foi bem agradável e superou as expectativas. Ninguém aqui é expert no ramo das cervejas artesanais, mas o paladar aprovou.

O gosto é suave, um chopp mais refrescante, daqueles de matar a sede e cair muito bem num happy hour. Nem a cor é mais acentuada, como se esperava por ser por vir da mandioca. O gosto, não passa nem perto do produto bem sul-mato-grossense.

No Maracutaia, o chopp de mandioca não está no cardápio, mas acompanha o bar desde a abertura. O proprietário e chef de cozinha, Marcílio Galeano, explica que como o bar tem apelo regional, deixa como sugestão da casa. No local, o chopp é servido em tulipas de 200 ml que sai por R$ 4,00.

O chopp de mandioca pode ser encontrado no Maracutaia e na Casa do Chef.
O chopp de mandioca pode ser encontrado no Maracutaia e na Casa do Chef.

O chopp vem da fábrica Morena Bier, instalada aqui na Capital há pouco mais de um ano na região do Indubrasil. Um dos donos, tem o sotaque carregado que denuncia ter vindo do Sul, catarinense, Osir Afonso Tessari, de 46 anos, se apresenta como técnico cervejeiro e diz que estudou e muito para mostrar que não veio à cidade como aventureiro. A ideia nasceu ainda em Santa Catarina, em 2009.

Das linhas de produção da Morena, a bebida de mandioca é a terceira. “Temos três tipos de cerveja diferente das comerciais nos sabores e aromas. A Weiss que é de trigo, a Pilsen, que é um estilo alemão com teor mais amargo e aroma mais acentuado e a cerveja de mandioca, que leva na formulação um adjunto de mandioca”, explica.

No entanto, acredito que só quem tenha o paladar muito bem apurado que deve sentir bem ao fundo, o gosto da mandioca. Osir explica que o produto usado é um derivado da mandioca, por isso ela não atribui um sabor característico. “A gente usa um percentual que além da cevada e malte, coloca outros ingredientes”, resume.

Para a harmonização, Osir não se restringe a pratos e diz que como o chopp é leve, combina mais com comidas suaves como petiscos, peixes e comidas orientais em geral.

Depois de um ano trabalhando em caráter experimental, como classifica o dono da marca, a Morena Bier pretende seguir trabalhando no viés regional, indo além da mandioca.

O chopp de mandioca pode ser encontrado no Maracutaia, na rua 7 de setembro, 1971 e na Casa do Chef, na rua Euclides da Cunha, 360.

Nos siga no Google Notícias