ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Com tradição do bisavô, Cristiane faz 16 tipos de queijo artesanal

De queijo com damasco a maturado no vinho, ela produz queijos e doces artesanais cheios de sabor

Jéssica Fernandes | 11/05/2022 08:25
Cristiane produz com a família 16 estilos de queijo artesanal. (Foto: Henrique Kawaminami)
Cristiane produz com a família 16 estilos de queijo artesanal. (Foto: Henrique Kawaminami)

Para preservar a tradição e dar continuidade ao legado que começou com o bisavô Laucídio Pereira, a empresária Cristiane Vicente Nantes Santos, de 40 anos, produz 16 estilos de queijo artesanal. Na Queijaria Estância Vó Zilda, ela também aproveita a produção do leite para fazer doces caseiros.

Há sete anos à frente do negócio, Cristiane produz com a ajuda do marido e da filha queijos para todos os gostos e costumes. Seja misturado com vinho seco ou com manjericão, tomate seco, orégano e pimenta rosa regional, ela garante o sabor caseiro e o toque único que herdou da família. A estância fica em Corguinho e é do município que ela traz a matéria-prima do produto, que é feito e vendido em Campo Grande.

O menu é variado e mostra o quanto a mulher é criativa na hora de preparar as receitas. Nele, o público encontra o queijo minas curado; queijo minas frescal; queijo meia cura; queijo boursin no azeite; queijo cabacinha; requeijão caipira; queijo coalho tradicional; queijo cremoso e mussarela artesanal. Além desses, tem o queijo com castanhas e uvas, passas e o queijo maturado no vinho seco.

Com tomate seco, queijo leva manjericão, oregáno e pimenta rosa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Com tomate seco, queijo leva manjericão, oregáno e pimenta rosa. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com alguns produtos sob encomenda e outros à pronta-entrega, a empresária também vende queijadinha; cachorrada; doce de leite; doce de abóbora; biscoito de nata; beliscão; sequilhos de limão e biscoito quero mais.

Apaixonada pelo ramo, Cristiane comenta o motivo de gostar tanto da profissão. “O mundo do queijo é apaixonante e eu gosto demais. Você faz, porque você gosta de fazer. O queijo é difícil, tem detalhes minuciosos, então, você tem que  cuidar da temperatura do leite, então são detalhes grandes para garantir qualidade”, explica.

Antes de trabalhar com o produto, ela era gerente de uma concessionária, porém a empresa realizou mudança para outro estado e ela precisou abrir mão do cargo. Depois disso, Cristiane comenta que passou a vender os queijos feitos pela mãe. “Eu comecei a vender e ela perguntou se eu não queria vender os meus próprios queijos. Aí eu fui para lá (Corguinho) aprender detalhes sobre a produção e comecei a produzir”, conta.

Além de queijos, ela vende cachorrada e biscoitos doces. (Foto: Henrique Kawaminami)
Além de queijos, ela vende cachorrada e biscoitos doces. (Foto: Henrique Kawaminami)

Levando o nome da avó, a estância também é uma forma que Cristiane e a família encontraram de preservar o legado. “É em homenagem a ela, porque se não fosse por ela, não teríamos a propriedade. Hoje, passamos de geração em geração a produção de queijo e até as minhas filhas fazem”, expõe.

Em breve, os queijos da estância estarão em solo mineiro, pois a empresária deve participar de um festival internacional em Araxá (MG). Animada com a oportunidade, Cristiane espera aprender bastante para melhorar ainda mais a produção artesanal.

Quem quiser conhecer mais o trabalho e fazer encomendas, o perfil no Instagram é @estanciavozilda.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias