ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, TERÇA  31    CAMPO GRANDE 30º

Sabor

Cozinheira descomplica receitas e ensina preparar salpicão e torta para o Natal

Por Elverson Cardozo | 21/12/2013 08:11
Aprendizado na cozinha começou aos 8 anos, no orfanato onde morava. Hoje, aos 40, Sirlei já tem o primeiro livro de receitas publicado. (Foto: Alex Doreto)
Aprendizado na cozinha começou aos 8 anos, no orfanato onde morava. Hoje, aos 40, Sirlei já tem o primeiro livro de receitas publicado. (Foto: Alex Doreto)

Na hora que a fome aperta, quem não domina a habilidade da panela, recorre, muitas vezes, aos alimentos comprados prontos. A “saída de emergência” resolve o problema na hora, mas nada se compara àquela comida preparada na hora, não é verdade? Fazer um bom prato não um bicho de sete cabeças com alguns pensam. Sirlei Mirada, de 40 anos, resolveu provar isso lançando um livro. As receitas dela podem ser aproveitas, inclusive, neste natal. Torta de maça e salpicão são duas dicas práticas, separadas pelo canal, para a ceia deste ano.

Em “Um Jeito Simples de Cozinhar”, a paranaense, radicada em Campo Grande, ensina de ovo frito à feijoada vegetariana e garante: não tem segredo. Basta escolher um prato, ler, separar os ingredientes e por a mão na massa.

Destinado a todos os públicos, a obra, a primeira publicada pela autora, reúne, em 160 páginas, 135 receitas simples. É o “be-a-bá” da cozinha, diz. O mais complicado que tem é o escondidinho de mandioca com carne seca. O resto é tudo básico. Tem feijão, arroz, carne moída com quiabo, feijoada, estrogonofe, entre outros”, destacou.

Em "Um Jeito Simples de Cozinhar”, cozinheira ensina de ovo frito à feijoada vegetariana. (Alex Doreto)
Em "Um Jeito Simples de Cozinhar”, cozinheira ensina de ovo frito à feijoada vegetariana. (Alex Doreto)

As receitas são frutos da experiência da cozinheira que, desde os 8 anos, se dedica a preparar pratos. O aprendizado começou no orfanato onde cresceu, em Céu Azul, no Paraná.

De lá para cá, Sirlei já passou por alguns restaurantes e, atualmente, trabalha em uma casa de família, onde está há 13 anos. As receitas contidas no livro não foram criadas pela cozinheira, mas todas são executadas por ela. “Eu fui fazendo da minha maneira, adaptando. Às vezes eu mudo os ingredientes”, explicou.

Confira os dois pratos indicador por Sirlei, a pedido do Lado B, para o natal:

Salpicão

Do que preciso?

2 cenouras cruas raladas
2 xícaras de chá de vagem cozida
2 maçãs cortadas em tiras
Meia xícara de uva passa
1 lata de milho verde escorrido
Cheiro-verde, cebola e salsão picados
3 xícaras de chá de batata palha
2 xícaras de chá de maionese
1 lata de creme de leite sem soro

Como fazer?

Coloque tudo em uma vasilha grande. Misture e leve para gelar.

Observação:

Se quiser pode acrescentar 2 xícaras de chá de frango cozido e desfiado

 

Bolo de Maçã

Do que preciso?

3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar mascavo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de castanha do pará triturada
1 xícara de chá de margarina
2 colheres de sopa de fermento em pó
Canela em pó
3 maçãs picadas com casca
1 xícara de chá de uva passa

Como fazer?

Bata os ovos como omelete. Misture os outros ingredientes. Leve para assar.

Serviço – O livro “Um Jeito Simples de Cozinhar” foi publicada pela Editora Alvorada e pode ser encomendada no site www.alvorada.com.br ou pelo telefone (67) 3316-5500.