ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Na quarentena, receita de pão une campo-grandense no forno e na web

Fotos de "dotes culinários" inundaram as redes sociais e cada um tem uma receita diferente

Por Danielle Errobidarte | 07/04/2020 10:22
Bianca decidiu testar "pães de leite" na quarentena. (Foto: Arquivo Pessoal)
Bianca decidiu testar "pães de leite" na quarentena. (Foto: Arquivo Pessoal)

O isolamento social pode ser um bom momento para adquirir novos hábitos, colocar em prática um projeto antigo ou, simplesmente... fazer pão! Não que seja a receita mais fácil de fazer, mas as fornadas de pães doces e salgados inundaram os stories e feed das redes sociais nos dias de quarentena.

Maria Cristina do Nascimento aproveitou o tempo maior em casa, com a família, para aprimorar os “dotes culinários”. Ela aprendeu a fazer a massa com as irmãs mais velhas e prefere os pães doces. O toque a mais foi adicionar leite em pó e gotas de essência de baunilha. “A minha receita eu aprimorei um pouco agora na quarentena, para ficar mais apetitoso. A família inteira praticamente faz pão caseiro”, afirma.

Bianca Pitaluga também aproveitou a quarentena para tentar novas receitas. Além de recheios, ela testa outros sabores na própria massa. Os primeiros, aprendeu com a avó e, depois, foi atrás de receitas na internet. “Eu tento fazer de vários tipos ao invés de aprender só uma e ficar na mesmice. Os últimos que fiz foram pães de leite, são mais fofinhos”, comenta.

Bianca já cozinhava os pães aos finais de semana e aproveita que precisa “estar 24h por dia em casa” para testar outros tipos de massas, como pizzas, e até churros. “Eu sempre tentei fazer sábado e domingo, quando é mais tranquilo, mas agora eu tenho que focar mais e feito de tudo”.

Receita bate ingredientes no liquidificador e depois vai ao forno. (Foto: Arquivo Pessoal)
Receita bate ingredientes no liquidificador e depois vai ao forno. (Foto: Arquivo Pessoal)

Filha de italiana, Rosana Santin começou a fazer pães junto com a mãe ou quando ia visitar o filho em Florianópolis, Santa Catarina. Isolada em casa, ela divide o tempo livre do home office entre cozinhar e confeccionar máscaras para serem entregue no Hospital Regional. “Eu nunca fui padeira, mas sempre fiz pão, mais ainda quando vou para casa do meu filho. Não faço muito em casa porque se não a gente come demais e engorda”, brinca.

A receita usada hoje foi descoberta “por acaso”. Numa das visitas ao filho, em um feriado, ela não achou lugar aberto para comprar pão e decidiu fazer sua própria receita. “Fiz um pão com os ingredientes que tinha e bati no liquidificador. Depois que deu certo, comecei a fazer esse”.

Confira abaixo a receita de pão da Rosana:

Ingredientes

250ml de leite morno;

2 ovos;

2 colheres de sopa de açúcar;

1/2 colher de sopa de sal;

5g ou 1/2 pacotinho de fermento biológico seco;

40ml de óleo;

1 colher rasa de sopa de margarina ou manteiga

Modo de preparo: Coloque os ovos no liquidificador, adicione o leite, o açúcar, o sal, o fermento, o óleo e a manteiga. Bata até misturar tudo e despeje essa mistura em uma tigela. Em seguida vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e amassando a massa até ficar de uma jeito que não grude mais na mão. Deixe "crescer" até dobrar de tamanho, depois ligue o forno a 180ºC. Faça bolinhas e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Para finalizar, coloque no forno, vá acompanhando pela cor que o pãozinho pegar, mas o tempo é em torno de 20 a 30 minutos.

Quer compartilhar uma receita conosco? Vídeo ou gravar um podcast, entre em contato com o Lado B. Fique em casa, mas continue falando com a gente! Mande uma mensagem no Direto das Ruas, (67) 99669-9563, o WhatsApp do Campo Grande News, e-mail ladob@news.com.br ou nas redes sociais, no Facebook e Instagram.