ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Nem brasileiro ou russo: strogonoff indiano é versão carregada de sabor

Seja para o almoço ou jantar, strogonoff "diferentão" é mais fácil de fazer que o original e vira um banquete

Raul Delvizio | 10/04/2021 08:25
Parece até o strogonoff tradicional, mas este daqui foi feito com especiarias indianas que surpreendem no sabor (Foto: Reprodução)
Parece até o strogonoff tradicional, mas este daqui foi feito com especiarias indianas que surpreendem no sabor (Foto: Reprodução)

Que o brasileiro ama um strogonoff, isso todo mundo já sabe. Com diferentes versões – seja a de molho feito com o "coringa" ketchup, recheado de camarão ou até mesmo a vegana preparada com proteína de soja –, agora vai mais uma que muito possivelmente irá te surpreender: a indiana.

Sugestão da nutricionista Maria Vittoria Zanardo. "É para quem, que assim como eu, ama aquele gostinho de especiarias na comida!", descreve. Ao invés das tradicionais tiras de carne, a "mistura" da vez é o frango em cubinhos. O creme de leite ou leite de coco é trocado pelo iogurte natural – e funciona. Isso sem esquecer dos temperos tradicionais indianos que fazem o prato ter a cara do oriente.

Masala é a mistura de diferentes temperos de origem indiana, bastante tradicional na Ásia (Foto: Reprodução)
Masala é a mistura de diferentes temperos de origem indiana, bastante tradicional na Ásia (Foto: Reprodução)

A masala é o nome da mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada em outros países do sul da Ásia e agora nessa versão de strogonoff "diferentão".

De forma prática e simples, Maria Vittoria ensina a fazer a sua "misturinha" indiana em casa. "Basta adicionar uma colher de café dos seguintes temperos, todos em pó: cúrcuma, canela, coentro, gengibre, cravo, cardamomo, pimenta preta, pimenta cayena, cominho, e por aí vai. Pronto! Seu masala vai dar aquele tchan no sabor e na saúde", confirma.

Seja para o almoço ou jantar, a receita rende e ainda fica pronta em menos de 30 minutos. Confira abaixo:

Strogonoff indiano

Pronto em 30 minutos, strogonoff indiano leva frango, iogurte e especiarias (Foto: Reprodução)
Pronto em 30 minutos, strogonoff indiano leva frango, iogurte e especiarias (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

  • 1 kg de peito de frango limpo (cortado em cubinhos e temperado com sal apenas)
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes (grandes) de alho triturado
  • 1 embalagem de cogumelos paris (cortados em duas partes para facilitar)
  • 1 vidro de passata de tomate (purê de molho vermelho)
  • Temperos indianos a gosto (massala e curry, etc.)
  • 1 potinho de iogurte natural
  • Cheiro verde ou coentro a gosto
  • Água para formar caldo
  • Sal a gosto (verificar no final)

Modo de preparo – Em uma panela grande, coloque o azeite de oliva para cobrir levemente o fundo e adicione o peito de frango já cortado em cubinhos. Frite-os até ficarem com uma cor mais dourada. Adicione a cebola picada, o alho triturado, os cogumelos, os temperos indianos e misture. Acrescente a passata de tomate e o iogurte natural. Misture. Coloque água aos poucos na panela o tanto para que o strogonoff fique incorporado, isto é, faça um caldo mais grosso do que líquido. Tampe a panela e deixe ferver. Verifique as especiarias indianas e também o nível de sal e, se achar necessário, acrescente mais em colheres de café. Finalize com cheiro verde ou coentro.

Dica da Maria Vittoria – Não se esqueça de fazer um arrozinho branco soltinho para acompanhar. E nada de batata-palha… desta vez, a surpresa dos sabores está nos temperos indianos. Seja para o almoço ou jantar, a receita rende bastante, então vale a pena experimentar!

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias