ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Para antes e depois do treino físico, curso ensina a fazer receitas práticas

Thailla Torres | 01/09/2016 10:55
Tapioca é uma das receitas leves e práticas antes do treino. (Foto: Fernando Antunes)
Tapioca é uma das receitas leves e práticas antes do treino. (Foto: Fernando Antunes)

Quando assunto é condicionamento físico, toda preparação se volta para os exercícios. Mas para que o treino seja bem montado, é importante uma alimentação adequada que dê energia antes das atividades e responda da forma esperada depois. Por isso, um curso vai ensinar lanches e receitas leves para comer antes e após o treino.

“As pessoas devem se preocupar com alimentação durante esses dois períodos para garantir a boa construção muscular durante o treino. Por isso, são receitas rápidas com alimentos que utilizamos no nosso dia a dia sempre focando no mais natural e integral”, ensina a nutricionista Tatiane Hemerich Passarini, do Sesc Campo Grande.

Durante a oficina, serão elaboradas 10 receitas e Tatiana orienta que é importante levar em consideração o objetivo de casa um. No caso de qualquer treino, é importante consumir pelo menos uma proteína e carboidrato antes.

Suco detox também é ideal para lanche antes do treino.
Suco detox também é ideal para lanche antes do treino.

“No pré-treino, é sempre ideal colocar um carboidrato para dar energia antes de malhar. Pode ser um pão integral ou uma batata doce. Mas se preferir o arroz, dê preferência ao integral, porque vai ter uma liberação de insulina gradual na corrente sanguínea. Não esquecendo a proteína que pode ser ovo e carnes magras”, sugere.

Após o treino é a hora de repor as energias e nada de comer só salada. “No pós-treino, a gente pode colocar a gordura, como as castanhas e azeite de oliva, que ajudam na formação muscular. Já a proteína, a gente precisa para repor a parte de aminoácidos da corrente sanguínea”, explica.

A nutricionista também sugere os alimentos termogênicos, entre um dia e outro, mas sem exageros, para dar disposição. "Dependendo do tipo de atividade, incluir os termogênicos também é relevante antes do treino, mas não com frequência, tem que ser um dia que a pessoa se alimentou bem, porém está pouco disposto, para não forçar o organismo a se sentir bem”, esclarece.

A recomendação para manter a saúde é não ficar somente nas frutas e legumes. "Os vegetais em si não trazem nenhum risco à saúde, mas comer somente esse tipo de alimento antes e depois do treino, pode causar a falta de nutrientes e energia, a construção muscular não vai ser tão eficiente e haverá deficiência na produção hormonal pela falta de gordura", pontua. 

Para um lanche rápido antes do treino, Tatiana sugere uma tapioca recheada, com 1 xícara de farinha de tapioca, 1 colher de azeite, frango cozido desfiado, rúcula e tomate.

O suco detox, preparado no liquidificador com água, tem gengibre, laranja, maçã, couve e limão. 

A oficina acontece no Sesc Saúde em Campo Grande no dia 05/09, das 18h às 21h e em Dourados no dia 08/09 das 18h30 às 21h30. As vagas são limitadas e o investimento é de R$ 30,00. Para quem faz acompanhamento nutricional do Sesc o valor cai para R$ 20,00. Informações pelo telefone: (67) 3311-4300.

Nos siga no Google Notícias