A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

05/11/2014 16:35

Queijo artesanal feito em Campo Grande ganha “medalha” no Mesa SP

Ângela Kempfer
Chefs sul-mato-grossense comemoram prêmio em SP, com o queijo nos vidros. (Foto: Reprodução Facebook)Chefs sul-mato-grossense comemoram prêmio em SP, com o queijo nos vidros. (Foto: Reprodução Facebook)

Em uma empreitada que poucos se arriscam, Anderson Medeiros resolveu criar cabras e produzir queijo em Campo Grande, mas essa história você já deve ter lido aqui no Lado B. A novidade é que o trabalho dele agora foi reconhecido nacionalmente, durante o 1ª Prêmio de Queijos Artesanais do Brasil, realizado dentro da Semana Mesa SP, projeto de valorização da gastronomia brasileira que acaba hoje em São Paulo.

A maioria levou queijos curados, de mais fácil comercialização. Ele apostou no fresco. Com um boursin natural, o Sítio Harmonia levou certificado de prata. É um tipo de queijo de pasta mole, para comer com torradas, por exemplo.

Anderson também serviu a versão boursin com ervas, uma variação que deve ganhar valor regional no futuro. “Estou experimentando com ervas do Cerrado, como o burrito”, conta Anderson.

A premiação não foi resultado de concurso. O chef Bruno Cabral tem um trabalho de resgate dos queijos artesanais brasileiros. Formado em gastronomia na Espanha, hoje ele é mestre-queijeiro e saiu pesquisando os locais de produção no País. Conseguiu reunir 132 queijos que foram colocados em degustação durante a Semana Mesa SP.

Um júri composto por chefs de cozinha e apreciadores levou em consideração sabor, cheiro e apresentação para conceder os certificados de ouro, prata e bronze.

Para Anderson, mais do que ter o produto reconhecido, a divulgação ajuda a valorizar o trabalho artesanal na gastronomia e avançar. “Também temos uma discussão sobre a regulamentação do queijo artesanal, porque cada estado tem uma. A ideia é unificar essa legislação no Brasil”, explica.

 




imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.