ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Vindo do Peru, ceviche é receita ‘fresquinha’ perfeita para o calor de MS

Anahi Gurgel | 12/11/2017 09:20
Ceviche - prato típico do Peru (Foto: Marina Pacheco)
Ceviche - prato típico do Peru (Foto: Marina Pacheco)

Um sabor que remete ao cardápio das civilizações pré-colombianas, com mais de 4 mil anos de história. A receita da semana traz o ceviche - prato típico do Peru que conquistou paladares do mundo inteiro. Quem ensina o passo a passo é o chef peruano Ronal, que veio se aventurar no Brasil há cerca de 1 ano, para conhecer novos temperos e enriquecer os dele - e por que não os nossos? - conhecimentos culinários.

A receita, que serve uma pessoa, tem aproximadamente 300 gramas. Leva 150 gramas de peixe branco crú, 50 gramas de milho verde, 3 gramas de pimenta dedo de moça, 2 gramas ou de 8 a 10 folhas de coentro, 60 gramas de cebola roxa, sal e pimenta do reino moida à gosto. Aqui, o chef também utiliza um tempero feito à base de “aji” amarela, uma pimenta bastante utilizada no Perú.

O preparo do prato é bem rápido. Ronal dá uma dica importante: manter utensílios, como pratos, vasilhas e talheres, bem gelados, para manter a qualidade dos ingredientes. Dá até usar cubos de gelo como aliados.

O primeiro passo é cortar o peixe em cubos pequenos. Acrescente o sal e a pimenta do reino e uns dois cubos de gelo, para preservar a temperatura. Coloque a pimenta dedo de moça, o coentro cortado em pedaços grandes e umas duas conchas do tradicional leite de tigre – que é uma bebida feita basicamente com meio limão, meia laranja, sal, pimenta e outros condimentos, “à gosto do freguês”. Nesse caso, a receita ganhou um toque especial a mais, segredos de chef.

Depois, vem o tempero com pimenta peruana, o milho verde e a cebola roxa, para finalizar... Aquele teste básico para corrigir o sabor é fundamental, daí é só retirar os cubos de gelo e iniciar a montagem do prato.

Vai pensando em uma pirâmide. É isso mesmo. Faça alta, para ficar bem vistosa, despeje o restante do leche de trigo, o arremate fica por conta dos acompanhamentos, geralmente a batata doce, que pode ser cozida ou, conforme a criatividade de Ronal, em chips, numa proposta deliciosamente charmosa e refrescante.

Nos siga no Google Notícias