ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 26º

Lado Rural

Centro de pesquisa rural voltado à Rota Bioceânica será inaugurado no sábado

Ele fica na fazenda Yndiana, na BR-267, a 40 km de Porto Murtinho

Por Cassia Modena | 16/05/2025 09:18
Centro de pesquisa rural voltado à Rota Bioceânica será inaugurado no sábado
Plantação na fazenda Yndiana (Foto: Divulgação/UFMS)

Será inaugurado na manhã de sábado (17) um centro rural de pesquisa que deverá contribuir com o desenvolvimento da produção agrícola em Porto Murtinho voltada à exportação pela futura Rota Bioceânica. Ele fica na fazenda Yndiana, localizada na BR-267, a 40 km da cidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) inaugurará no sábado (17) a Unidade Experimental de Pesquisa da Rota Bioceânica, localizada na fazenda Yndiana, a 40 km de Porto Murtinho. O centro desenvolverá pesquisas sobre produção agrícola voltada à exportação pela futura Rota Bioceânica. O projeto visa estudar técnicas de manejo em solos desafiadores da região, como os planossolos nátricos órticos, e contribuir com a conservação do Pantanal. A unidade também desenvolverá pesquisas em irrigação, conservação do solo, agricultura de precisão e genética vegetal, buscando equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental.

O centro se chama Unidade Experimental de Pesquisa da Rota Bioceânica e será liderado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Na inauguração, serão apresentadas espécies de plantas testadas no campo e suas adaptações ao clima e ao solo da região. Após, haverá palestra e visita às obras da Ponte Bioceânica.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício Frazílio, explica que a Unidade Experimental vai testar formas de lidar com solos de características difíceis para o plantio.

"A unidade amplia significativamente a capacidade da UFMS de gerar conhecimento aplicado em solos desafiadores, como os planossolos nátricos órticos, que possuem alta fertilidade natural, mas requerem técnicas específicas de manejo para viabilizar seu uso agrícola. Esse polo de pesquisa contribui diretamente para a expansão das linhas de pesquisa em irrigação, conservação do solo, agricultura de precisão e genética vegetal, além de fortalecer a interação entre ensino, pesquisa e extensão no contexto do desenvolvimento regional”, afirma.

Centro de pesquisa rural voltado à Rota Bioceânica será inaugurado no sábado
Vista áerea do campo de pesquisa (Foto: Divulgação/UFMS)

A reitora da UFMS, Camila Ítavo, afirma que ele também vai contribuir com a conservação do Pantanal, bioma que tem parte inserida no município.

“O projeto pioneiro que iremos inaugurar se alinha com o objetivo da UFMS de incentivar a sustentabilidade e a proteção do nosso bioma Pantanal, mas sem perder de vista o desenvolvimento econômico da nossa região, muito pautado pela produção agropecuária e que ganha novos contornos com a implantação da Rota Bioceânica”, diz.

O professor Ricardo Gava, que coordena a unidade, explica que o predomínio da pecuária extensiva afeta as pastagens da região. Ele defende que se explore o potencial de recuperação e crescimento das plantações respeitando o meio ambiente.

Porto Murtinho é o segundo maior município de Mato Grosso do Sul, com 1.773.091 hectares. “A área que sobra, sem ser Pantanal, é de 739.479 hectares. Apenas a título de comparação, é maior do que do município inteiro de Maracaju ou ainda duas vezes maior que Chapadão do Sul”, compara Gava.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias