Governo de MS e Fiems farão “tour” pela Ásia para divulgar Rota Bioceânica
Missão conjunta inclui visitas aos Emirados Árabes Unidos, Índia, Japão e Singapura

O governo de Mato Grosso do Sul e a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) anunciaram nesta quarta-feira (8) uma missão conjunta para Ásia programada para primeira quinzena de agosto deste ano com o objetivo divulgar a Rota Bioceânica, atrair investimentos e ampliar mercados para o estado.
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Governo de MS e Fiems preparam missão à Ásia para promover Rota Bioceânica e atrair investimentos. A viagem, programada para agosto, inclui Emirados Árabes, Índia, Japão e Singapura, com foco em setores estratégicos como bioenergia, celulose e o corredor logístico que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico. No Japão, a comitiva apresentará a Rota Bioceânica como alternativa para exportações, visando empresas como a Toyota. Na Índia, o objetivo é explorar o mercado de bioenergia. Em Singapura, as negociações envolverão a expansão da Bracell e a prospecção de novos investidores. Nos Emirados Árabes, a missão buscará investimentos, especialmente em Dubai. Em junho, a Fiems liderará missão independente à África do Sul para explorar o mercado africano.
A missão conjunta inclui visitas aos Emirados Árabes Unidos, Índia, Japão e Singapura, com permanência de dois a três dias em cada país, totalizando cerca de 10 dias de viagem. O foco será atrair novos investimentos e abrir mercados para empresas do estado, especialmente em áreas estratégicas ligadas à Rota Bioceânica, à bioenergia e à celulose.
No Japão, o objetivo é apresentar a Rota Bioceânica — corredor logístico que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico, com conclusão prevista para 2027 — como alternativa mais rápida para exportações, especialmente no setor automotivo. “A Toyota compra peças nossas e exporta pelo Porto de Santos. Vamos mostrar que a rota pela bioceânica reduz o tempo de transporte para 14 dias de navio”, explicou Riedel, destacando o esforço para estreitar relações com empresas japonesas.
Na Índia, o foco será o mercado de bioenergia. O governador quer incentivar a participação de empresas sul-mato-grossenses no mercado indiano, após o governo japonês anunciar aumento no uso de etanol. “Temos interesse em viabilizar essa participação e também entender o mercado indiano para possíveis parcerias”, afirmou.
Em Singapura, as conversas incluirão a empresa RGE, controladora da Bracell, com a intenção de negociar uma segunda linha de produção na unidade de Água Clara. Além disso, o governo pretende apresentar o estado a outras empresas interessadas em investir no Brasil. “Queremos construir uma rede de relacionamento. Com uma agenda focada, em 10 dias, conseguimos avançar muito para Mato Grosso do Sul”, disse Riedel.
Nos Emirados Árabes, o foco será a prospecção de novos investimentos, principalmente em Dubai, onde grupos árabes já atuam em grandes projetos no Brasil. Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, reforçou os dois eixos centrais das missões: atração de investimentos e abertura de mercado. “A Índia tem potencial de mercado e de investimento. Estamos montando a agenda com base nesses dois focos”, explicou.
As missões internacionais fazem parte da estratégia do governo estadual de ampliar a presença de Mato Grosso do Sul no cenário global, antecipando parcerias comerciais e industriais de olho na operação plena da Rota Bioceânica e no crescimento da demanda global por energia limpa, celulose e produtos agroindustriais brasileiros.
“Nos Emirados, especialmente em Dubai, temos uma série de iniciativas acontecendo. Muitos dos grandes eventos que estão ocorrendo no Brasil hoje são promovidos por grupos de lá — como o Videátvus, por exemplo, que é um grupo dos Emirados. Em seguida, vamos focar na Índia, Japão e Singapura. Esses são os quatro principais destinos. Agora estamos montando a agenda, já definimos as datas, e estamos organizando os próximos passos. Sempre trabalhamos com dois focos principais: atração de novos investimentos e abertura de mercado.”, explicou o titular da Semadesc, Jaime Verruck.
Uma outra viagem será realizada em junho e terá como destino a África do Sul, liderada exclusivamente pela Fiems. Segundo o presidente da entidade, Sérgio Longen, a missão pretende explorar o potencial do maior PIB do continente africano como mercado consumidor para produtos sul-mato-grossenses. “Muitas ações são focadas na China, Europa e Ásia. Precisamos também olhar no caminho contrário e vender para a África, que tem um mercado importante para diversos setores que produzimos”, afirmou Longen.