ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Apesar do nível baixo, manutenção em lago não causou dano, avalia Semadur

A Semadur esteve no Balneário Atlântico onde realizou a fiscalização do local

Alana Portela | 28/04/2021 12:21
Pelas margens do balneário é possível notar que o lago está abaixo do nível.  (Foto: Henrique Kawaminami)
Pelas margens do balneário é possível notar que o lago está abaixo do nível.  (Foto: Henrique Kawaminami)

Apesar do nível do reservatório do Balneário Atlântico estar dois metros abaixo do esperado, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) afirma que manutenção do lago não causou danos ambientais, em Campo Grande.

A secretaria foi acionada após uma denúncia feita através do Direto das Ruas mostrar que o local passava por uma manutenção, que estava esvaziando o lago.

No fim de semana, o balneário foi fiscalizados pela equipe da Semadur. Durante a vistoria, a secretaria constatou na barragem do lado o baixo nível do lago. “Verificou-se também que a vazão de saída do reservatório se encontrava acima do normal, porém, sem carregamento de sedimentos ou danos ao curso natural do corpo hídrico”, explica a Semadur.

“No momento da vistoria não foi constatada a mortandade de peixes ou outros animais no reservatório e em seu entorno. É aventado um possível dano ao dispositivo de vazão do reservatório gerando um aumento da vazão de saída maior que ocasionou na rápida queda do nível do reservatório”.

Contudo, como o reservatório não é destinado para consumo humano ou abastecimento público a situação não causa danos ambientais que possam prejudicar a população.

“Uma vez que o reservatório não é destinado para consumo humano ou abastecimento público, sendo utilizado para fins de recreação, não se observou em vistoria danos ambientais, bem como não se observou reflexo para a população em geral”, afirmou a secretaria.

Ainda de acordo com a Semadur, o lago é um barramento do curso natural de água e após a vistoria, a documentação da fiscalização foi enviada ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

A reportagem enviou um e-mail para Imasul questionando sobre os próximos passos em relação ao baixo nível de água no lago, porém até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.

Denúncia - O baixo nível de água do balneário preocupou o leitor Renato dos Santos, 40 anos, que é empresário e possui uma residência às margens do local.

“O lago é um lazer e uma benfeitoria para as casas do entorno. Estamos sem informação, uns falam que o esvaziamento é para manutenção outros falam que é problema de onde sai a água, lamento muito estar assim. É bem triste e preocupante espero que resolvam logo”, disse o morador.

Apesar da denúncia, o proprietário e administrador do local, Jorge Nigres, garantiu que o esvaziamento do lago se tratava apenas de uma manutenção programada e que logo retornará ao nível normal.

“Baixou e vai baixar ainda mais, é uma represa que está passando por uma manutenção programada, vamos baixar até um ponto necessário para fazer a manutenção e depois vão fechar as comportas para voltar ao normal”, disse o proprietário.

Nos siga no Google Notícias