ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Aves em período reprodutivo são afetadas em incêndios no Pantanal

Além de prejudicar a construção dos ninhos, afeta a oferta de alimentos aos animais

Por Silvia Frias | 17/11/2023 12:15
Flagrante feito em região do Buraco das Piranhas, em Corumbá (Foto/Reprodução)
Flagrante feito em região do Buraco das Piranhas, em Corumbá (Foto/Reprodução)

O aumento de incêndios florestais no Pantanal ocorre em um período sensível para as aves. O fogo que atingiu as margens da BR-262, na região do Buraco das Piranhas, em Corumbá, ocorreu em uma área de grande presença de diferentes espécies, o que pode causar prejuízo para reprodução.

Segundo informações do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o incêndio no Buraco das Piranhas aumentou no dia 14 e chegou a criar um “túnel” de fogo e fumaça, queimando vegetação em ambos os lados da rodovia, que liga Campo Grande a Corumbá.

Wener Hugo Moreno, mestre em Biologia animal e integrante da equipe de monitoramento ambiental do IHP no programa Cabeceiras do Pantanal, explica que o registro dos incêndios florestais nessa região onde há grande presença de aves pode gerar grande prejuízo para as espécies.

“Entre setembro e outubro, com a primavera, as chamadas aves brancas, como as garças, aves de grande porte, utilizam esse período para nidificar, ou seja, construção de ninhos para a reprodução. Os incêndios nesse momento prejudicam diretamente esse processo natural”, disse o biólogo. Além disso, neste período de estiagem, ocorre o isolamento das baías, impactando oferta menor alimentar para as aves.


Fogo - Hoje, os focos foram reduzidos na região, mas ainda presente em algumas áreas. O combate nesse território é do Corpo de Bombeiros. O IHP acompanha a situação na BR-262, pois mantém algumas armadilhas fotográficas para monitoramento da fauna e dá suporte a outras instituições sobre o uso de pontes de vazante como passagem de animais.

Fogo registrado na última semana no Pantanal (Foto/Divulgação)
Fogo registrado na última semana no Pantanal (Foto/Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias