ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Tempestades com granizo colocam MS em alerta

Corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos são previstos

Por Viviane Oliveira | 30/11/2025 20:37
Tempestades com granizo colocam MS em alerta
Faixa amarela indica os municípios que estão sob alerta de tempestade emitido pelo Inmet (Foto: Reprodução/Inmet)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de perigo potencial para tempestades em Mato Grosso do Sul. Os avisos abrangem Campo Grande e outras 63 cidades, além de um segundo alerta direcionado especificamente para Alcinópolis, Chapadão do Sul, Costa Rica, Pedro Gomes e Sonora.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade para Mato Grosso do Sul, abrangendo Campo Grande e outras 63 cidades. As previsões indicam chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. Os avisos, válidos até terça e quarta-feira, alertam para riscos de corte de energia, danos em plantações e alagamentos. O Inmet recomenda evitar áreas sob árvores durante ventanias e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante as tempestades.

Conforme o Instituto, os municípios podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há ainda possibilidade de queda de granizo em parte das regiões alcançadas pelos avisos.

O órgão aponta risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, mas recomenda atenção redobrada durante o período de instabilidade, que segue até 23h59 de terça-feira (1º) no primeiro alerta e até 10h de quarta-feira (2) no segundo.

Entre as orientações, o Inmet recomenda não se abrigar sob árvores em caso de rajadas de vento e evitar estacionar veículos próximos a placas e torres de transmissão. Também é indicado não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.