Tempestades com granizo colocam MS em alerta
Corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos são previstos

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de perigo potencial para tempestades em Mato Grosso do Sul. Os avisos abrangem Campo Grande e outras 63 cidades, além de um segundo alerta direcionado especificamente para Alcinópolis, Chapadão do Sul, Costa Rica, Pedro Gomes e Sonora.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade para Mato Grosso do Sul, abrangendo Campo Grande e outras 63 cidades. As previsões indicam chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. Os avisos, válidos até terça e quarta-feira, alertam para riscos de corte de energia, danos em plantações e alagamentos. O Inmet recomenda evitar áreas sob árvores durante ventanias e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante as tempestades.
Conforme o Instituto, os municípios podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há ainda possibilidade de queda de granizo em parte das regiões alcançadas pelos avisos.
O órgão aponta risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, mas recomenda atenção redobrada durante o período de instabilidade, que segue até 23h59 de terça-feira (1º) no primeiro alerta e até 10h de quarta-feira (2) no segundo.
Entre as orientações, o Inmet recomenda não se abrigar sob árvores em caso de rajadas de vento e evitar estacionar veículos próximos a placas e torres de transmissão. Também é indicado não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

