ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Capital tem 100% de abastecimento e menor índice de perdas do País

Por Rosana Siqueira | 22/03/2020 12:25
Dia Mundial da Água é comemorado hoje com bons indicativos para a Capital. (Divulgação)
Dia Mundial da Água é comemorado hoje com bons indicativos para a Capital. (Divulgação)

Com cerca de 100% da população atendida, Campo Grande é uma das cidades do Brasil com o melhor índice de atendimento total de água de acordo com o Ranking de Saneamento Básico 2020 do Instituto Trata Brasil. O número é um bom indicativo para comemorar o Dia Mundial da Água, festejado hoje(22). A data tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural.

O estudo  é baseado no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2018 e aponta a capital sul-mato-grossense como uma das cidades que já atinge 100% dos indicativos de universalização dos serviços de água, superando a média nacional de 83,6%.

De acordo com o presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, o ranking representa o empenho da empresa em melhorar cada vez mais os serviços de saneamento básico para Campo Grande, buscando ampliar o acesso à água e tratamento de esgoto.

“A Águas Guariroba tem realizado ações voltadas a redução de perdas para garantir maior segurança operacional na produção de água para Campo Grande. Para chegarmos a esses índices, foram aplicadas novas tecnologias de monitoramento, maior dinâmica para atendimento a reparos e um cronograma de revitalização da rede de água em setores da cidade. São ações positivas que refletem diretamente nos índices alcançados e no atendimento aos serviços de saneamento de Campo Grande.”

Novas ligações - Campo Grande também lidera o ranking de novas ligações de água sobre ligações faltantes realizadas entre 2017 e 2018, atingindo índice de 100%. O indicador é referente ao número de ligações atendidas para se atingir a universalização do serviço.

Já em relação a perdas de água, Campo Grande manteve a sua primeira colocação como a capital com o menor índice do Brasil. Enquanto a média nacional de perdas de água é de 38%, na Cidade Morena o índice é de 19%, conforme o ranking.

Este é o quarto ano consecutivo que Campo Grande está entre os cinco municípios com o menor índice de perdas de água. A Capital conta com um percentual de abastecimento considerado universalizado. Já a disponibilidade de rede de esgoto conta com o índice de mais de 80% da cidade, sendo que 100% do que é coletado recebe tratamento adequado antes de voltar para o meio ambiente. Os avanços fazem parte das ações de melhoria realizadas pela Águas Guariroba, empresa da Aegea Saneamento, responsável pelos serviços de captação, produção, tratamento e distribuição de água potável, assim como a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário