A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Novembro de 2019

08/11/2019 18:26

Com chuvas e fim de queimadas, força-tarefa no Pantanal é desmobilizada

Decisão foi tomada nesta sexta-feira diante do controle de focos de calor e previsão de mais chuvas no fim de semana

Humberto Marques
Área do Pantanal atingida por incêndios; região 173,2 mil hectares queimados nas últimas semanas. (Foto: Subcom/Divulgação)Área do Pantanal atingida por incêndios; região 173,2 mil hectares queimados nas últimas semanas. (Foto: Subcom/Divulgação)

Com as chuvas que desde quinta-feira (7) caem sobre áreas do Pantanal que foram alvos de queimadas nas últimas semanas, os focos de calor foram declarados sob controle nesta sexta (8) e levaram a força-tarefa criada pelo governo estadual a desmobilizar as equipes que atuavam na região. Após 23 dias de ações intensas de cerca de 300 pessoas, as queimadas consumiram 173,2 mil hectares de vegetação.

Imagens de satélite divulgadas nesta sexta mostram que as chuvas colaboraram no controle das queimadas, não havendo mais nenhuma. A Sala de Situação Integrada que coordenou os trabalhos confirmam que as condições climáticas ajudaram, elevando a umidade relativa do ar a até 95%. A região deve ser atingida por mais chuvas neste fim de semana.

Os trabalhos contaram com a colaboração de homens do Corpo de Bombeiros do Estado, de Mato Grosso e do Distrito Federal, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) e funcionários de fazendas. Duas aeronaves Air Tractor, preparadas para combate a incêndios florestais e cedidas pelos bombeiros de Mato Grosso e do Distrito Federal, além de duas do ICMBio, foram usadas nos trabalhos.

“Com a previsão de chuvas para os próximos dias, os incêndios controlados e o risco mínimo de fogo, as equipes entraram em processo de desmobilização”, afirmou o tenente-coronel Fábio Catarinelli, coordenador da Defesa Civil Estadual.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions