ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Com flores e promessa de chuva, primavera chega para animar campo-grandense

Segundo o prognóstico, a estação terá chuvas acima do padrão em grande parte do Estado

Fernanda Palheta e Clayton Neves | 23/09/2019 09:41
Os ipês rosa foram os primeiros a florescerem em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Os ipês rosa foram os primeiros a florescerem em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Nas primeiras horas da primavera, que chegou ao Hemisfério Sul, às 4h50min desta segunda-feira (23), as flores dos ipês, jacarandás e sibipirunas dão um colorido diferente para as ruas de Capital. Além da florada das árvores, a estação marca a volta das chuvas e anima os campo-grandenses após um longo período de secas.

Segundo o prognóstico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), baseado em informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas serão acima do normal em Mato Grosso do Sul este ano.

Essa é a expectativa do aposentado Francisco Abreu, de 60 anos. “Estou esperando a chuva, essa é a melhor parte da estação”, destaca. “Passamos por um período de seca prolongada que foi muito difícil e as queimadas estavam tomando conta de tudo”, completa.

O marceneiro Antônio Ferreira, de 62 anos, ressalta que apesar das estações não serem tão definidas como antigamente, a chegada da primavera trazendo chuvas é motivo para comemorar. “Antes as estações eram mais definidas, no inverno era frio e no verão era calor. Hoje em dia está mais bagunçado, mas com a chuva vai dar uma amenizada no tempo que estava muito quente”, relata.

Tons de roxo do jacarandá chamam atenção na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Tons de roxo do jacarandá chamam atenção na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Tapete com flores do sibipirunas forram as calçadas de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Tapete com flores do sibipirunas forram as calçadas de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Já a acompanhante de idosos, Muriel Benites, de 43 anos, se encanta com a estação descrita como “maravilhosa”. Admiradora das flores ela observa cada detalhe da natureza. “Durante o outono e o inverno se as arvores estivessem dormindo para se proteger e agora é a hora delas despertarem”, compara.

Durante o trajeto de uma viagem, a acompanhante de idosos já notou “algumas folhas mais verdes apontando”. “Não é todo mundo que nota e está faltando esse olhar das pessoas”, ressalta.

Chegada das chuvas – De acordo com o Cemtec as chuvas chegam na primeira semana na primavera. Nesta de terça-feira (24) o dia será nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas à tarde e a noite. Na quarta-feira (25) a previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas por vezes de forte intensidade em todo o estado.

Nos siga no Google Notícias