ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Com retroescavadeira no Rio Taquari, força-tarefa desobstrui trecho de 15km

Famílias que moram nas colônias estavam praticamente isoladas há uma semana.

Gabriel Neris | 20/02/2019 16:11
Ribeirinho precisa limpar área para barco se locomover na água (Foto: Direto das Ruas)
Ribeirinho precisa limpar área para barco se locomover na água (Foto: Direto das Ruas)

Força-tarefa foi criada para desobstruir trecho do Rio Taquari, no Pantanal, a partir desta quarta-feira (20). São aproximadamente 15 km de vegetação alta, que prejudicam a locomoção de barcos e deixam cerca de 250 famílias ribeirinhas isoladas. Uma retroescavadeira é utilizada para remover o excesso de vegetação, como baceiros e camalotes.

A operação foi montada junto ao Ministério Público, Defesa Civil, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Prefeitura de Corumbá, a 419 km de Campo Grande (assista ao vídeo abaixo).

Segundo o vereador corumbaense Luiz Francisco Vianna (SD), as famílias que moram nas colônias estavam praticamente isoladas há uma semana. Ele calcula de 15 a 20 dias de limpeza total no trecho. “A população estava sem acesso à alimentação, saúde, nada”, disse.

O vereador acredita que se a ajude não ocorresse logo, a situação ficaria precária. “A população que mora lá não tem acesso e a daqui não consegue chegar lá”.

O Rio Taquari sofre também com o assoreamento e foi tema de reunião no início do ano com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na oportunidade, o ministro firmou compromisso de recuperação da Bacia do Rio Taquari utilizando parte dos R$ 6 bilhões que estão no caixa da União.

A proposta é aproveitar os projetos já apresentados no ano passado para que o ministério publique o edital de programa de recuperação. O texto prevê linhas de crédito subsidiadas aos produtores afetados pela degradação ambiental.

Segundo o governo do Estado, o assoreamento do rio inundou cerca de 1,3 milhão de hectares da planície de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias